Em assembleia, trabalhadores aprovam acordos na maioria dos sindicatos patronais
- Fundição/Sinfesp
Reajuste salarial + Piso: 6,40%, sendo 5,05% de INPC + 1,2% de aumento real
Renovação da CCT por 24 meses
- Simpi
Reajuste salarial + Piso: 6,40%
Renovação da CCT por 24 meses
- Sindratar
Reajuste salarial + Piso: 6,40% (INPC)
Renovação da CCT por 24 meses
- Siescomet
Reajuste salarial + Piso: 6,40%
Renovação da CCT por 12 meses
- Simefre, Sinafer e Siamfesp
Reajuste salarial + Piso: 6,40%
Renovação da CCT por 24 meses
- Sindisider
Reajuste salarial + Piso: 5,05%
Renovação da CCT por 24 meses
Montadoras
- Toyota
Reajuste salarial: 6,84%
CCT renovada integralmente até 31/12/2026
- Honda
Em negociação
Reprovadas
As propostas apresentadas pelo Sindipeças, Sindimaq, Sinaees, que contêm redução/retirada de direitos já conquistados em anos anteriores foram reprovadas pela assembleia.
Já a proposta apresentada pelo Sicetel, que concorda em renovar integralmente a Convenção, foi reprovada pela assembleia porque o reajuste proposto é inferior ao INPC (5,05%).
Nestes grupos, incluindo Sicetel, Sindicel e Siniem, os trabalhadores aprovaram o Comunicado de Greve, que será protocolado já nesta semana.
Nesta semana, nos sindicatos patronais Sindicel e Siniem também vamos tentar chegar a um acordo de reajuste salarial que contenha o INPC integral mais aumento real, antes de iniciar greve.
Solidariedade ao povo palestino
A assembleia aprovou também uma Moção de Solidariedade à Global Sumud Flotilha, composta por ativistas de mais de 40 países que, de forma pacífica, buscam romper o bloqueio de Israel à Faixa de Gaza e levar ajuda humanitária, como alimentos e medicamentos, ao povo palestino em Gaza.
A iniciativa reúne movimentos sociais, sindicatos, organizações de direitos humanos e parlamentares de diversos países, entre eles a vereadora de Campinas Mariana Conti (PSOL), expressando o compromisso de setores do povo brasileiro com a luta palestina por autodeterminação, liberdade e dignidade.
O Sindicato entende que a classe trabalhadora deve continuar denunciando e resistindo ao apartheid israelense e às agressões contra o povo palestino.
Por isso, declaramos apoio irrestrito à missão humanitária da Global Sumud Flotilha e a todas as iniciativas que defendam a libertação, a justiça e a paz na Palestina.