Toyota: trabalhadores suspendem greve por 15 dias; empresa põe toda a produção em licença remunerada
Na manhã desta terça-feira (16), em assembleia realizada na porta da fábrica, os trabalhadores na Toyota aprovaram com ampla maioria a suspensão da greve por 15 dias, e retornaram ao trabalho imediatamente.
Menos de uma hora depois da entrada dos trabalhadores, a Toyota anunciou licença remunerada para toda a produção.
Cabe lembrar que no domingo (14) a Toyota desmarcou a reunião que continuaria a negociação com o Sindicato da reivindicação econômica feita pelos trabalhadores.
Toyota descumpre o que prometeu publicamente
Em 5 de março, quando a Toyota anunciou nacionalmente o fechamento da planta de Indaiatuba e a transferência da produção para a unidade de Sorocaba, a empresa afirmou que esse processo “ocorrerá entre setembro de 2025 e julho de 2026”.
No entanto, bastou os trabalhadores entrarem em greve na quarta-feira (5) em busca de um acordo que melhorasse o pacote de salários e benefícios, a Toyota iniciou a transferência de máquinas e equipamentos para começar a produzir em Sorocaba. Ou seja, já transferiu as operações da planta de Indaiatuba, conforme seu Informativo #7, distribuído aos trabalhadores nesta segunda-feira (15).
De olho apenas nos seus interesses e lucros e contradizendo o próprio anuncio feito na presença do vice-presidente da República, governador do Estado de São Paulo, e transmitido ao prefeito e aos vereadores de Indaiatuba, bem como aos trabalhadores, o Sindicato e à toda população, a Toyota demonstra total descaso e desrespeito com todos a quem mantém algum grau de relacionamento.
Seguiremos firmes e na luta!