Notícias

Violência doméstica: só um terço das mulheres procura ajuda

A SOS Ação Mulher e Família, uma ONG, que funciona há mais de 20 anos em Campinas, atende em média por ano 800 novas mulheres vítimas da violência doméstica. Outras 1,9 mil fazem acompanhamento constante.
Apesar de alto, o número parece não corresponder à realidade. Segundo a ONG, para cada vítima que procura ajuda, há outras três que calam. A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Campinas não tem números sobre a agressão cometida por parceiros às mulheres em Campinas. Em 2006, a SOS Ação Mulher e Família atendeu 2,4 mil mulheres vítimas de violência doméstica.


A quem recorrer


•  Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Campinas
Avenida Governador Pedro de Toledo, n 1.161, no bairro Bonfim, telefone (19) 3242-5003


•  SOS Ação Mulher e Família
Rua Doutor Quirino, n 1.856, no Centro da cidade, telefone (19) 3232-1544



Lei Maria da Penha: nova legislação aumenta o rigor das punições


Este ano as mulheres ganharam um aliado no combate à violência doméstica. Desde o último dia 21 de setembro, está em vigor a chamada Lei Maria da Penha, que aumenta o rigor das punições a agressores de mulheres.


Com a nova lei, os agressores podem ser presos em flagrante ou ter a prisão preventiva decretada. Antes, eles recebiam penas alternativas. A Lei Maria da Penha ainda aumentou o tempo máximo de detenção de um para três anos. Também estão previstas medidas como a saída do agressor do domicílio e a proibição de sua aproximação da mulher agredida e dos filhos.

Jornal da Categoria