Notícias - Destaques

Belgo impede que trabalhadores participem de assembleias

Na terça-feira, 1 de abril, a empresa Belgo, em Sumaré, tentou impedir os trabalhadores de participarem da assembleia do segundo turno. 

Na semana passada, a Belgo colocou o desembarque dos fretados no Posto Parque Brasil 500, próximo à empresa, com o objetivo de afastar os trabalhadores do Sindicato e evitar que a assembleia acontecesse.

No momento em que a diretoria chegou na porta da fábrica, a polícia e a Guarda Municipal, que cumpriram ordens do RH da empresa, já estavam dentro do estacionamento. Os trabalhadores chegaram e foram impedidos de descerem do ônibus para participarem da assembleia. 

As pautas de reivindicação do Sindicato junto com os trabalhadores incluem a redução da jornada de trabalho que, hoje, é na escala 6×1, reduzir a coparticipação do convênio médico e implementação do vale-alimentação.

Os trabalhadores de todos os turnos aprovaram as pautas em assembleias ocorridas anteriormente, no mês de março. Já na mesa de negociação com a empresa, não houve avanço. 

Constranger ou inibir a participação de trabalhadores em assembleias e reuniões do Sindicato é uma prática antissindical. Assim como convocar a polícia por ocasião das assembleias realizadas pelo Sindicato querendo “criminalizar” o movimento de organização dos trabalhadores.

Portanto, não fique parado! Denuncie práticas antissindicais de forma anônima no tópico FAÇA SUA DENÚNCIA.  

Confira o vídeo, no instagram @metalcampinas.

Jornal da Categoria