Notícias

Pelo cancelamento imediato das demissões na GM

No sábado (21), os trabalhadores nas três fábricas da montadora General Motor localizadas no estado de São Paulo (São José dos Campos, Mogi das Cruzes e São Caetano do Sul) foram surpreendidos com comunicados de demissão.

Num total desrespeito aos acordos coletivos vigentes, ou seja, aos trabalhadores e aos Sindicatos, as demissões em massa foram feitas sem comunicação prévia, descumprindo cláusulas de estabilidade e por meio de telegramas e e-mails.

A GM não informou o número de demitidos, mas só em São José dos Campos o corte atingiu mais de 200 trabalhadores.

Arbitrariedades

A GM descumpriu um acordo firmado com o Sindicato de São José dos Campos de que não realizaria demissões nem adotaria outras ações sem prévia negociação.

Descumpriu também outro acordo de layoff, aprovado em junho, que garantia estabilidade no emprego durante a vigência da suspensão de contratos a todos os operários da planta. Cerca de 1,2 mil trabalhadores entraram em layoff em julho.

O Sindicato exige a manutenção dos postos de trabalho e a estabilidade no emprego para todos da fábrica.

A principal alegação da GM para as demissões é uma suposta “queda nas vendas e nas exportações”.

Porém, como lembra o Sindicato de São José dos Campos “a General Motors não passa por uma crise econômica. No primeiro trimestre de 2023, por exemplo, a companhia divulgou que teve lucro líquido global de 2,4 bilhões de dólares. No Brasil, a empresa teve crescimento de 42% em suas vendas nos três primeiros meses deste ano, se comparado ao mesmo período de 2022”.

Greve até o cancelamento de todas as demissões 

A partir desta segunda-feira (23) os trabalhadores nas três plantas deflagraram greves por tempo indeterminado ou até o cancelamento de todas as demissões que foram comunicadas no sábado (21), por meio de telegramas e e-mails. Também exigem estabilidade no emprego e manutenção dos postos de trabalho.

Nosso Sindicato se solidariza aos companheiros nas três plantas e se soma à luta pela reintegração imediata de todos os metalúrgicos demitidos.

 

Trabalhadores confirmam greve, em assembleia

foto: reprodução sindmetalsjc

 

Jornal da Categoria