Notícias - Destaques

Toyota: Sindicato defende a luta pela manutenção dos empregos e da fábrica em Indaiatuba

O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região juntamente com os trabalhadores da fábrica da Toyota em Indaiatuba aprovaram em assembleia realizada neste dia 6, que não abrirão mão dos cerca de 4.000 empregos entre entre diretos e indiretos, e que vão lutar pela manutenção da produção na planta de Indaiatuba.

Embora a Toyota esteja alardeando que com a transferência da produção os empregos estão garantidos é comprovado que a média salarial dos trabalhadores da fábrica de Sorocaba é inferior aos salários da planta de Indaiatuba.

Como é possível acreditar nessa promessa da Toyota?  Como ela vai manter os salários e os direitos conquistados pelos trabalhadores de Indaiatuba que são superiores aos dos trabalhadores de Sorocaba?

Um exemplo dessa enganação é o caso da Honda que transferiu a produção de Sumaré para Itirapina e os trabalhadores que seguiram na empresa, aos poucos foram sendo demitidos e substituídos pelos trabalhadores locais, com salários rebaixados e menos direitos.

Não resta dúvida de que as únicas beneficiárias dessa transação são as empresas. Ao município e aos trabalhadores sobram a queda na arrecadação e no desenvolvimento urbano e o prejuízo do comércio e serviços na região.

TOYOTA ABANDONA INDAIATUBA

Desde 1998, quando a Toyota se instalou em Indaiatuba, por pelo menos 10 anos se beneficiou com incentivos milionários com a isenção do IPTU e do ISSQN; e da redução de 60% da tarifa de água por 15 anos.

Depois de 26 anos na cidade e de usufruir de todos esses benefícios a Toyota abandona Indaiatuba sem dar qualquer satisfação à população.

O prefeito Nilson Gaspar não fez qualquer esforço para tentar manter a empresa na cidade, ao contrário se contentou com a vaga promessa da Toyota de “garantir direitos para os trabalhadores e fornecedores locais”.

TRABALHADORES FORAM OS ÚLTIMOS A SABER

A Toyota anunciou na terça-feira (5) o fechamento da planta de Indaiatuba e a transferência da produção para a unidade de Sorocaba. Segundo a empresa, esse processo ocorrerá entre setembro de 2025 e julho de 2026.

Para não estragar a festa, que contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, o Sindicato e os trabalhadores na fábrica só foram informados oficialmente depois do evento.

É importante salientar que o anúncio do investimento de R$ 11 bilhões da Toyota e a produção de um novo carro escondeu a verdadeira notícia que é o fechamento da fábrica de Indaiatuba.

Jornal da Categoria