Notícias

Mann+Hummel é condenada por práticas antissindicais

Não é de hoje que a Mann+Hummel, instalada em Indaiatuba, costuma chamar a Polícia Militar e a Guarda Municipal para “acompanhar” as assembleias; monitorar e gravar as assembleias realizadas no estacionamento da empresa e num portão de acesso à fábrica; e também abrir esse mesmo portão, o Carneiro, que sempre fica fechado, para facilitar o acesso dos trabalhadores à fábrica em dias de piquete.

O Sindicato, entendendo que essas práticas constrangem os trabalhadores e criam obstáculos à organização deles no local de trabalho, entrou com ação judicial denunciando a prática e pedindo o fim dessas condutas que dificultam a comunicação entre o Sindicato e os trabalhadores.

TRT decide favoravelmente aos trabalhadores

 Em decisão publicada no dia 21/02, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-15ª Região) atendeu ao pedido do Sindicato, reconhecendo que, ao criar obstáculos para a realização de assembleias do Sindicato com os trabalhadores na porta da fábrica, a Mann+Hummel cometeu sim práticas antissindicais.

Pela decisão liminar do TRT, a Mann+Hummel tem que se abster de “criar obstáculos à participação dos trabalhadores em assembleias, atos e manifestações realizadas pela entidade de classe”, sob pena de multa. Por se tratar de liminar, a empresa é obrigada a cumprir a decisão imediatamente, mas poderá recorrer.

Portanto, ficam os trabalhadores livres para exercerem o direito de organização, associação e manifestação junto ao seu legítimo representante, que é o Sindicato.

Firme!

Jornal da Categoria