Notícias - Destaques

Calendário de Compensação: você sabe a importância desse acordo coletivo?

Em todo início de ano é comum o Sindicato realizar assembleias em diversas fábricas para apreciação e votação do Calendário de Compensação de feriados e dias pontes do próximo período.

Imagine a empresa criando sozinha um calendário de compensações. Com certeza seria focado na produção e nos lucros e não no descanso, lazer, saúde e bem-estar dos trabalhadores, não é mesmo?

Por isso, o Calendário de Compensação é uma pauta importante e deve ser negociada entre o Sindicato e as empresas, pois garante um planejamento anual para os trabalhadores se programarem com antecedência, além de lhes assegurar os direitos e até benefícios.

Desta forma, o calendário é elaborado pela empresa, analisado pelo Sindicato, apresentado em assembleia e votado (aprovado ou rejeitado) pelos próprios trabalhadores.

Com isso, fica garantida a compensação dos dias dentro da jornada de trabalho e em dias convenientes aos trabalhadores, que podem se organizar para aproveitar da melhor forma os feriados do ano.

Feriados que caem no sábado, por exemplo, devem ser abonados pela empresa com jornada de 44 horas semanais, ou seja, a empresa é obrigada a pagar as horas do feriado que cai no sábado como hora extra ou usar essas horas para os dias pontes.

O Sindicato também defende que em feriados importantes para as lutas da classe trabalhadora, como 1º de Maio e 20 de Novembro, não haja trabalho mesmo que caiam em dias pontes, possibilitando assim a participação dos trabalhadores e trabalhadoras nas manifestações de conscientização, organização e reivindicação.

Portanto, se esta prática não existe aí na empresa em que você trabalha, entre em contato com o Sindicato pelo site www.metalcampinas.org.br nos campos Denúncia ou Fale Conosco.

 

Eaton: aprovado em 16/01

 

DDL: aprovada em 16/01

Hunter Douglas: aprovado em 19/01

 

Benteler: aprovado em 22/01

 

ZF: aprovado em 24/01

 

GKN: aprovado em 25/01

 

 

Jornal da Categoria