Notícias

Dia 30, audiência no TRT sobre demissões na Bosch

Sindicato na luta contra demissões


Diante do elevado número de demissões efetuadas pela Bosch, que podem ser consideradas demissão em massa, o Sindicato havia protocolado no TRT um pedido de audiência.


De forma pulverizada, isto é, um pouquinho aqui, outro pouquinho ali, de novembro do ano passado para cá, a Bosch já demitiu aproximadamente 240 trabalhadores.


E estas demissões acontecem justamente no período em que o próprio presidente da Bosch festeja o lucro recorde e histórico da empresa. Ou seja, não existe motivo que justifique tantas demissões.


Em assembléia realizada na semana passada, na porta da fábrica, o Sindicato alertou os trabalhadores sobre estas demissões imotivadas.


NÃO EXISTE CRISE: BOSCH QUER SE REESTRUTURAR E LUCRAR


Os sucessivos processos de ajustes internos resultam em prejuízos aos trabalhadores


Pela primeira vez, em seus 125 anos, a Bosch teve um faturamento superior a 50 bilhões de euros, 10% a mais do que em 2010.


No Brasil, o setor automotivo, no qual a Bosch está inserida, fechou o ano de 2011 com cerca de quatro milhões de veículos produzidos.


Destacando-se como a sexta economia do mundo, a realidade é que o Brasil saiu da crise, maior do que entrou.


Mesmo neste cenário favorável, a Bosch começa o ano de 2012 demitindo trabalhadores.


Para o Sindicato, estas demissões são imotivadas: a Bosch se aproveita do discurso em pauta do momento, especificamente sobre a crise internacional instalada em países da Europa e Estados Unidos e vende esta imagem aos trabalhadores na fábrica.


É tudo muito simples: nem o Brasil, e muito menos a Bosch estão em crise. 


Com o discurso enganoso, a empresa só está aplicando o processo de constante reestruturação em busca de mais lucro à custa da superexploração dos trabalhadores.


 


 

Jornal da Categoria