Notícias - Destaques

Protesto na Malcon: dirigente sindical é agredida durante assembleia em Americana

Na manhã desta terça-feira (21), o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região fazia uma assembleia com os trabalhadores da empresa Malcon, em Americana, quando a dirigente sindical Dayse Caetano que falava ao microfone teve o equipamento violentamente arrancado de sua mão e arremessado contra ela em seguida.

Este é o segundo episódio de violência ocorrido na porta da empresa onde os trabalhadores estão em protesto, inclusive com comunicado de greve.

Desde a semana passada, os trabalhadores protestam contra cinco demissões “por justa causa”, sendo duas de trabalhadores cipeiros, contra a retirada do direito à insalubridade de dois setores (Solda e Rebarba), também contra o parcelamento das verbas rescisórias; e pelo pagamento do FGTS que a empresa não está depositando e implantação da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) que há anos a empresa se recusa a pagar.

Além disso, parte da categoria que ainda está sem Convenção/Acordo Coletivo fechados segue em campanha salarial, cuja data-base é setembro, reivindicando reajuste salarial com aumento real e reajuste no vale alimentação.

O Sindicato está aguardando reunião com a direção da empresa.

Prática antissindical e agressões

As ações antissindicais praticadas pela Malcom durante o protesto têm provocado atitudes violentas contra o legítimo movimento dos trabalhadores.

Na semana passada a PM de Americana, acionada pela empresa, agiu com truculência e intimidação, abusando de provocações contra dirigentes sindicais e contra o advogado do Sindicato. Uma policial chegou a apertar os mamilos de um dirigente sindical que pedia para não ser tocado; e outro policial segurou o advogado do Sindicato pelo cinto como se estivesse segurando um animal pela coleira.

Hoje, com a presença da advogada da empresa “convidando” os trabalhadores para entrar na fábrica, um deles se lançou contra a dirigente que falava à assembleia.

Cabe lembrar que tanto o direito de o Sindicato falar com os trabalhadores e vice-versa quanto o direito de greve, se assim os trabalhadores deliberarem, são direitos constitucionais e devem estar garantidos e ser respeitados por todos!

A luta continua!

Jornal da Categoria