Notícias - Destaques

Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas em defesa do INSS

Em nome do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região e da Intersindical – Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora – o presidente do sindicato, Sidalino Orsi Júnio, falou da importância de defendermos o INSS, durante a manifestação ocorrida nesta sexta-feira (14), em frente ao órgão no centro de Campinas, às 6h30 da manhã.

Os servidores da previdência vêm sofrendo constantes ataques do atual governo de Bolsonaro, e precisamos nos solidarizar com a luta desses companheiros e companheiras. Nesta semana, o Ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes, chamou os servidores públicos de “parasitas”, os mesmos trabalhadores que têm feito jornadas de até 15h por dia!

Ao mesmo tempo, o governo tem dificultando cada vez mais o acesso da população aos direitos da seguridade social. A Reforma da Previdência acabou com a aposentadoria dos brasileiros, passando a exigir idade mínima para aposentar de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, além de aumentar 20 anos o tempo mínimo de contribuição. Também reduziu pela metade o valor das pensões por morte às viúvas e viúvos dependentes.

Essa conjuntura não vem de hoje. Desde 2017, desde a posse presidencial de Michel Temer, os trabalhadores têm sido prejudicados com a série de reformas que foram aplicadas. A Reforma Trabalhista, sonho dos patrões, liberou o trabalho intermitente, os contratos temporários, o banco de horas, a terceirização irrestrita, a jornada de trabalho 12×36, e a homologação da rescisão de contrato de trabalho feita pelos próprios patrões. Criou o Emprego Verde e Amarelo, liberando a contratação de jovens trabalhadores em busca do primeiro emprego, com salários ainda mais rebaixados e sem direitos trabalhistas. Liberou trabalho aos domingos e feriados sem pagamento de horas extras, isentou os patrões de pagarem para a Previdência Social, e para compensar essa perda na arrecadação do Estado, decidiu cobrar dos trabalhadores desempregados.

Por isso é preciso que a categoria se una para combater o governo de ultra-direita de Bolsonaro, que governa junto com seus filhos e milícias! Contra todos os ataques, vamos à luta.

Jornal da Categoria