Notícias - Destaques

Categoria aprova a pauta reivindicando a redução da jornada sem redução de salário

Na manhã deste domingo, a sede Central do Sindicato dos Metalúrgicos ficou lotada com a presença da categoria, além de diversas entidades e ex-diretores na Assembleia que marcou o início da Campanha “40 anos 40 horas” e, também, o início das comemorações da retomada do Sindicato para as mãos dos trabalhadores (1984-2024).

Diversas falas foram enfáticas sobre a necessidade da redução da jornada de trabalho, fenômeno que ocorre hoje em todo o mundo. Vale destacar a presença do Professor da Unicamp/Cesit, José Dari Krein, que salientou que o futuro é a redução da jornada de trabalho.

Vale lembrar que, no Brasil, a última vez que os trabalhadores conseguiram redução geral da jornada de trabalho foi na Constituição Federal de 1988, de 48 para 44 horas semanais. Os metalúrgicos de Campinas já haviam conquistado as 44 horas em 1985 com a greve lembrada com “Vaca Brava”.

Assim, várias participantes destacaram a importância dessa iniciativa do nosso sindicato em lançar a Campanha da redução da jornada para 40 horas. Ao final, a categoria aprovou a pauta que será entregue para os Sindicatos Patronais.

 

Jornal da Categoria