Notícias

Encontro Nacional reúne mais de 6 mil, em SP

O Encontro Nacional organizado pelo Sindicato, Intersindical e outras organizações sociais, realizado no domingo, 25 de março, em SP, reuniu mais de 6 mil trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo e foi um passo importante  para impulsionar a luta contra as reformas que atacam direitos da classe trabalhadora.


Cerca de 600 entidades dos movimentos sindical e social, de 21 Estados brasileiros, mais o Distrito Federal, e partidos políticos que se contrapõem à política neoliberal do governo Lula,  reuniram-se para construir a unidade em defesa da aposentadoria e dos direitos sociais, sindicais e trabalhistas e organizar a luta para manter e ampliar os direitos da classe trabalhadora, no próximo período.
Também participaram do Encontro, companheiros lutadores de movimentos sociais da América do Sul e do Caribe, como Uruguai, Bolívia e Haiti.


Os temas centrais discutidos no Encontro foram os constantes ataques sofridos atualmente pela classe trabalhadora, como as reformas neoliberais (da previdência, sindical, trabalhista e a universitária), que retiram direitos do conjunto dos trabalhadores. E, a proposta de aceleração do crescimento econômico, apresentada pelo governo, intitulada PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), estabelece regras que não recuperam o salário mínimo e que congela os salários do funcionalismo público; utiliza recursos do FGTS para favorecer empreiteiras e põe em risco o patrimônio do trabalhador. Ou seja, uma Proposta de Agrado ao Capital que mantém inalterado o pagamento da dívida externa e os juros da dívida interna, e que continua a retirar dinheiro de serviços essenciais à população, como saúde e educação e assistência, para continuar submisso aos interesses dos credores das dívidas.


Plano de Ação
O plano de ação encaminhado no Encontro incorpora as agendas de mobilização dos movimentos sociais, reafirma a construção do 1º de Maio de luta, e lança o desafio da construção de um Dia Nacional de Mobilização, também em maio. O Dia Nacional de Mobilização será organizado nos diversos estados, regiões e categorias, com o objetivo de construir mobilizações a partir dos locais de trabalho, atingindo as ruas e paralisando o tráfego nas estradas do País.
O Fórum Nacional de Mobilização Contra as Reformas, constituído no Encontro tem a tarefa de organizar essas ações e as demais, como os debates sobre a Previdência e a mobilização em Brasília, no mês de agosto.


Agenda



1º de Maio Classista – Mobilização Nacional em defesa dos direitos e bandeiras históricas da classe trabalhadora;


Semana de Mobilização (21 a 25 de maio) – Com indicativo de paralisações em território nacional, em data a ser definida no início de abril;


Seminário e ato contra as reformas neoliberais – no mês de agosto, em Brasília.


INTERSINDICAL
A Intersindical se empenhou na construção do Encontro Nacional por ser uma das resoluções principais de seu Encontro, realizado em dezembro. A presença marcante e organizada dos/as militantes, vindos de vários sindicatos, oposições e coletivos de diversos Estados, demonstra isso.
Além disso, nossa participação foi fundamental para a construção do plano de ações e da unidade com outros setores, como os movimentos sociais.
Agora, nossa próxima tarefa é seguir contribuindo de maneira decisiva nas ações de mobilização do Fórum, e seguir na ampliação e organização da Intersindical, como também garantir nossa Campanha Nenhum direito a menos, avançar nas conquistas, por meio de oficinas, cartilhas e ações que podemos construir em unidade com as outras organizações.
Reconhecendo o esforço e a disciplina militante de cada companheiro e companheira, que enfrentaram dias de viagem para chegar a São Paulo e garantir um belo encontro, a tarefa principal e mais difícil começa agora: concretizar a unidade a partir das regiões, dos ramos e categorias, para que possamos, na diversidade que nos uniu nesse Encontro, preparar as necessárias ações para derrotar as reformas do governo Lula que atendem as demandas do capital de intensificar a exploração da classe trabalhadora.


Entidades organizadoras
As entidades que organizaram o Encontro Nacional foram a Intersindical, Conlutas, FST, MTL, MTST, CEBs/Pastorais Sociais/SP, Cobap, Frente de Luta contra a Reforma Universitária, Andes/SN, ASSIBG, Condsef, Fenafisco, Fenafisp, Fenasps, Sinait, Sinasefe e Conlute.


 

Jornal da Categoria