Notícias - Destaques

Não ao fechamento da Toyota em Indaiatuba

Trabalhadores decidem, em assembleia, parar horas extras produtivas

Após duas reuniões com a Toyota, na manhã desta segunda feira (25), a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região realizou assembleia com os trabalhadores na porta da fábrica, para discutir e aprovar encaminhamentos diante da manutenção da posição da empresa em fechar a planta de Indaiatuba.

A palavra de ordem é não ao fechamento da Toyota em Indaiatuba.  Mesmo ela dizendo que vai levar os trabalhadores para Sorocaba, todos sabemos que lá os salários são em média 60% menores que os de Indaiatuba.

Além disso, entre as cláusulas da convenção os trabalhadores teriam várias perdas.

Entre elas o adicional noturno que aqui é de 30% lá é 25%.

Outra questão importante é que a estabilidade para os adoecidos aqui é até a aposentadoria e em Sorocaba é só por 48 meses.

E cabe lembrar que em Indaiatuba cerca de 20% dos trabalhadores são adoecidos pelo trabalho.

Desta forma, a decisão das assembleias no primeiro e segundo turnos, foi de que, como forma de pressionar a empresa, os trabalhadores não farão mais hora extra produtiva como a Toyota quer para diminuir a quantidade de carros em atraso.

Foi aprovado também o comunicado de greve, ou seja, se a Toyota demitir qualquer trabalhador a fábrica será parada.

Após a sessão da Câmara Municipal de hoje, que acontece a partir das 18 horas, o presidente do Legislativo e vereadores receberão a direção do Sindicato.

Nosso objetivo é uma audiência pública para debater a questão com a presença das partes envolvidas, incluindo a população.

Jornal da Categoria