Notícias - Destaques

Demissões na Mercedes: trabalhadores em Campinas fazem assembleia em apoio à mobilização na planta de São Bernardo do Campo

Nesta segunda-feira (12), os trabalhadores na Mercedes-Benz, em Campinas, realizaram assembleia de apoio à paralisação dos companheiros em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, iniciada no dia 9.

Demissões em massa

Na quinta-feira (8), os cerca de 10,4 mil trabalhadores na planta da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, entraram em greve após o anúncio de 3,6 mil demissões anunciadas pela direção da montadora.

Pelo comunicado da empresa, a reestruturação vai afetar 2,2 mil trabalhadores diretos e 1,4 mil temporários.

Reestruturação na produção

Além das 3,6 mil demissões, as mudanças na fábrica da Mercedes envolvem a terceirização de parte da produção de setores como Logística, Manutenção, Ferramentaria, Laboratório, fabricação e montagem de Eixo Dianteiro e Transmissão Média, que deixarão de ser realizadas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e que passarão a ser exercidas por empresas contratadas (terceiras).

Próximos passos

Hoje, os trabalhadores em São Bernardo do Campo (SP) retornaram ao trabalho, enquanto aguardam a reunião de negociação entre o sindicato do ABC e a direção da empresa, marcada para amanhã.

Na próxima quarta-feira (14), o sindicato fará nova assembleia com os trabalhadores para avaliar as negociações com a Mercedes.

Importante ressaltar que assim como ocorreu em São Bernardo do Campo, poderá haver também alguma movimentação aqui na fábrica de Campinas.

Nosso Sindicato continuará atento às negociações dos companheiros do ABC.

Lembrando que nesta quarta-feira (14), também teremos reunião de negociação com a Mercedes, em Campinas.

Jornal da Categoria