Notícias

Vitória dos trabalhadores! 109 trabalhadores são reintegrados na Accell, em Americana

Sindicato entrou com ação civil na Justiça para que os trabalhadores reconquistassem seus direitos

Nesta quarta-feira (25), 109 trabalhadores da Accell, antiga Itron, foram reintegrados com ajuda do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região. Foi necessário o acompanhamento de uma oficial de justiça junto dos advogados do Sindicato para que a empresa, que não queria conversa de jeito nenhum, fosse forçada a cumprir a medida.

O Sindicato, desde o início, tentou entrar em contato com a Accell para que a situação dos trabalhadores fosse negociada, mas não nos atenderam. Foi necessária a intervenção da Justiça, em que o Sindicato entrou com ação civil pública contra a empresa. Houve pelo menos 4 audiências com tentativa de reconciliação, inclusive com intervenção do Ministério Público, mas a Accell se apresentou irredutível.

Trabalhadora Renata Silva esperando em frente à Accell para ser reintegrada

Por isso, fomos com os trabalhadores até a porta de fábrica para exigir nossos direitos. Uma das trabalhadoras, Renata Silva, 35 anos, disse que só conseguiu segurar as pontas na sua casa por causa do auxílio desemprego, e também se mostrou otimista com a ação dos trabalhadores junto ao Sindicato. “A empresa nada, nenhuma ajuda, só dispensou. Mas estar aqui hoje é uma grande conquista, estou muito contente que o Sindicato deu uma força pra nós”.

São trabalhadores e trabalhadoras em situação de vulnerabilidade social e econômica, largados em meio à pandemia e o governo genocida de Bolsonaro, pela Accell, que como toda empresa, visa seus lucros acima da saúde dos trabalhadores.

Demissões em massa

A empresa Accell, antiga Itron, demitiu 109 trabalhadores entre julho e agosto deste ano, em plena pandemia. Ao tomar essa atitude, a empresa não só deixou os trabalhadores à mercê como não pagou as verbas rescisórias como previsto em lei. Além disso, a empresa também descumpriu acordo feito com o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região de suspensão contratual e redução de jornada e salário, cujo objetivo principal era justamente evitar demissões em período de pandemia.

A Vara do Trabalho de Americana configurou a situação como flagrante abuso e ilegalidade cometida pela empresa, e, portanto, concedeu liminar mandando reintegrar os 109 trabalhadores demitidos, que deveria ter ocorrido entre os dias 9 a 13 de novembro. Como a Accell não respeitou a ordem judicial, os trabalhadores foram enfim reintegrados à força por oficial de justiça junto ao Sindicato nesta quarta-feira (25).

Só a luta muda a vida!

O Sindicato não vai parar de exigir os direitos da categoria. Agora os trabalhadores devem passar por exame admissional para voltarem a trabalhar. O Sindicato está de olho! Caso os trabalhadores não sejam realocados em suas devidas funções, com os mesmos direitos e salários de antes da demissão, o Sindicato vai voltar para a porta de fábrica e cobrar os nossos devidos direitos!

Seja forte, seja sócio! FIRME!

Jornal da Categoria