Notícias

Domingo, 24/7, às 9h30, Assembleia Geral da Campanha Salarial

Na Sede Central – Rua Doutor Quirino, 560 • Centro • Campinas

Depois do Seminário realizado com os quatro Sindicatos, de Campinas, Santos, Limeira e São José dos Campos e regiões, que lutam juntos nas campanhas salariais da categoria, vamos realizar a primeira Assembleia Geral para a aprovação da Pauta de Reivindicações, que será entregue no dia 28, na Fiesp.

Nas negociações deste ano, além do reajuste salarial, vamos discutir as cláusulas sociais das nossas Convenções Coletivas.

Por isso, aproveitando-se da crise política e econômica que eles mesmos criaram, além da choradeira de sempre, os patrões querem retirar cláusulas das Convenções Coletivas como mostra a pauta patronal do Sindipeças, que inclui medidas de recuperação da competitividade dos empregos da região e reduzir custos para poder investir mais. Ou seja, eles querem reduzir nossos salários e direitos para lucrar mais. Também querem revisão das cláusulas sociais e racionalidade nas revisões das cláusulas econômicas.

Ou seja, como este ano tem renovação das cláusulas sociais, eles não querem avanço em nenhuma delas e ainda vão tentar retirar as já garantidas nas Convenções Coletivas; e quanto aos reajustes, já estão se valendo do cenário de crise e não do lucro que colocaram no bolso. Querem também a manutenção dos pisos salariais e mudança da data base para o primeiro semestre, ou seja, vão tentar achatar ainda mais a massa salarial e passar a data do reajuste para o começo do ano, quando o mercado está ainda no início do volume de vendas, prejudicando nossas negociações.

Esta postura do sindicato patronal não é novidade e contraria os próprios dados da Fiesp, que diz que o aumento dos salários foi menor do que o da produtividade.

Como ainda não sabemos a inflação de julho e agosto, trabalhamos com a previsão do Banco Central, que indica que em nossa data base, a inflação medida pelo INPC seja de 9,08%.

Mais uma vez precisamos estar preparados para enfrentar a intransigência patronal, e a assembleia deste domingo para a aprovação da nossa Pauta é o primeiro passo para juntos garantirmos o aumento real e impedir ataques aos nossos direitos duramente conquistados.

Jornal da Categoria