Notícias

Campanha Salarial 2016: Sindicato realiza seminário para definir pauta

No dia 7, dirigentes dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Campinas, Limeira, Santos e São José dos Campos e regiões, que há 19 anos lutam juntos nas campanhas salariais da categoria, participaram de um seminário em São José dos Campos para discutir a pauta de reivindicações nesta Campanha Salarial.
Economistas de Campinas e de São José dos Campos apresentaram informações sobre o quanto a crise econômica, e o aumento da exploração sobre a nossa força de trabalho e do custo de vida têm diminuído o poder de compra do nosso salário.
De acordo com a própria Fiesp, o aumento do salário foi menor que o aumento da produtividade. E de acordo com o IBGE, com a rotatividade e o fechamento dos postos de trabalho, o nível de emprego e o rendimento médio dos trabalhadores despencaram nos últimos 25 meses, chegando a uma perda média de 4,20%.
Enquanto isso, a inflação medida pelo INPC para a nossa data-base está estimada em 9,08%, mas o preço da cesta básica subiu 14,49% entre junho de 2015 e maio de 2016; e entre os alimentos, o preço da batata aumentou 74,48%; do açúcar, 49,02%; e do feijão carioquinha, 41,61%, em um ano.

Aumento real já!
O índice de reajuste salarial não foi definido, mas pelos dados econômicos e pela realidade que vivemos nas fábricas e fora delas, a luta pelo aumento real de salário, bem como a resistência aos ataques patronais contra a redução de direitos, será cada vez mais intensificada. Nesta semana, haverá outra reunião do bloco dos quatro Sindicatos para a definição do índice e o fechamento da pauta, que também conterá as cláusulas sociais.

Direitos das mulheres
No seminário também foram discutidas as cláusulas sociais específicas sobre os direitos das mulheres, como a licença-maternidade de 180 dias, licença-paternidade de 20 dias, auxílio-creche, extensão do atestado de acompanhamento médico (não só para acompanhar filhos, mas também pais) e remuneração pelas empresas para trabalhadoras afastadas por motivo de violência doméstica.

Jornal da Categoria