Clipping

Greve acaba em fornecedora e GM pode retomar produção

May 23, 2014 – 07:30

Greve acaba em fornecedora e GM pode retomar produção
Falta de peças paralisou a produção de veículos utilitários em São José e São Caetano; no Vale, 1.600 foram dispensados

São José dos Campos

A fábrica da General Motors de São José dos Campos deve retornar às atividades normais nos próximos dias, após, o fim da greve dos trabalhadores da Benteler, empresa de autopeças de Campinas.
A Benteler é uma das fornecedoras de componentes para a GM. Ela produz transmissão para veículos.
Anteontem, a montadora paralisou a produção da linha de veículos utilitários em São José dos Campos e em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, por falta de componentes.
Além da GM, a fabricante de autopeças é fornecedora das montadoras Honda, Audi e Mercedes-Benz e Audi, entre outras.
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas, os cerca de 1.000 trabalhadores da Benteler aprovaram ontem a proposta da empresa referente a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e decidiram encerrar a greve iniciada havia oito dias.
O sindicato informou que os empregados da autopeças conseguiram antecipação de R$ 6 mil de PLR, que continuará em discussão sobre o valor da segunda parcela; a retomada do Plano de Cargos e Salários e a reintegração de empregados que foram demitidos. No acordo também ficou garantida a estabilidade de 80 dias.

Produção. Na fábrica da GM de São José dos Campos, a falta de componentes afetou a produção da linha S10, onde são produzidos o modelo picape S10 e o utilitário esportivo Trailblazer.
Segundo o sindicato, pelo menos 1.600 trabalhadores foram afetados com a paralisação da produção.
Ontem, o grupo não trabalhou, segundo o sindicato.
Ainda segundo a entidade, a produção diária de veículos na linha S10 é, em média de 400 unidades entre os dois modelos produzidos.

PLR. Ontem, a direção do sindicato e representantes da GM voltaram à mesa de negociação para tratar da PLR dos trabalhadores da montadora.
O sindicato reivindica uma PLR maior do que a paga no ano passado pela GM, que foi de R$ 16 mil, sem o estabelecimento de metas produtivas.
O impasse nas negociações levou os empregados da montadora a declara “estado de greve” esta semana.
Até o começo da noite de ontem o sindicato não havia divulgado o resultado do encontro, que pode se repetir hoje caso não houvesse acordo.
Segundo o presidente da entidade, Antonio Ferreira de Barros, o Macapá, a GM insiste no estabelecimento de metas.
Em junho a empresa vai conceder férias coletivas escalonadas para os trabalhadores entre os dias 12 e 29.

Link: http://www.ovale.com.br/greve-acaba-em-fornecedora-e-gm-pode-retomar-produc-o-1.531198

Jornal da Categoria