Notícias

Eaton: paralisação em protesto contra demissões

Eaton: paralisação em protesto contra demissões

Arbitrariamente, empresa demitiu trabalhadores adoecidos pelo trabalho, que têm estabilidade garantida até aposentadoria

Em assembleia realizada no dia 13/04, cerca 1300 trabalhadores da produção, e parte do administrativo, decidiram paralisar a produção por 24 horas em protesto, depois de a empresa ter demitido cerca de 30 companheiros sendo que entre eles, haviam oito adoecidos pelo trabalho, comprovado através do código B-91 na CAT e, consequentemente, estão beneficiados pela cláusula da nossa Convenção Coletiva que garante estabilidade no emprego até a aposentadoria.
A política autoritária e truculenta das empresas de exploração e depois descarte já é conhecida. A rotatividade é prática constante na maioria delas. As demissões acontecem de maneira pulverizada, afetando trabalhadores com salários e mais altos, que são depois substituídos por outros que recebem salários menores.
No caso das demissões da Eaton, a empresa inclui entres os demitidos trabalhadores com B-91 que estão protegidos por cláusula da nossa convenção coletiva. Essas demissões são uma tentativa da empresa de fugir de suas responsabilidades, já que o adoecimento e acidentes nos locais de trabalho têm como principal motivo o ritmo produtivo alucinante e as extensas jornadas.
O Sindicato entrará com as ações judiciais necessárias, mas só isso não basta. É preciso que todos fiquemos atentos para novas mobilizações, na Eaton, e em qualquer empresa que ataque nossos direitos.

Jornal da Categoria