Notícias

Sindicato entra com processo coletivo para pagamento do FGTS

Em assembleia realizada no dia 10 de dezembro, a decisão dos trabalhadores foi de entrarmos com um processo coletivo como substituto processual para todos os metalúrgicos, visando a recuperação das perdas com correção do FGTS.

Relembrando
Até 1999, o FGTS era corrigido pelo IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), quando passou a ser corrigido pela TR. Atualmente, o Fundo é corrigido mensalmente pela TR acrescido de juros de 3% ao ano.
Ocorre que a TR há tempos deixou de ser o índice ideal para aplicação nas correções, uma vez que, ao contrário da inflação que só cresce, o seu rendimento está praticamente zerado.
Em 2012, por exemplo, a correção das contas do FGTS foi de 3% e a inflação foi de 5,8%.
Dessa forma, desde 1999, os trabalhadores já perderam nada menos que 88,3% na correção do FGTS.
Desde maio deste ano, alguns advogados e até sindicatos entraram com alguns processos, tanto individuais quanto coletivos, cobrando dos trabalhadores as mais variadas taxas.
Mas até agora, não existe ainda sentença favorável aos trabalhadores.
Este é um processo complexo, onde milhares de ações tramitam em todo o país, e mesmo com o evidente prejuízo e poucas decisões favoráveis em 1ª instância, se transformou num enorme abacaxi para a Caixa Econômica, que diz que uma decisão favorável aos trabalhadores custaria 33 bilhões de reais.

Processo Coletivo
Diferente de outros sindicatos que cobram dos trabalhadores, e muitos que entraram com ações individuais, nosso processo é coletivo e sem nenhuma cobrança.
O número do processo é 15877. 22.2013.4.03.6105 e está na 8ª Vara Federal.

Jornal da Categoria