Notícias

Mahle: em assembleia, trabalhadores aprovam Estado de Greve

Nesta quinta-feira (19), os trabalhadores na Mahle, em Indaiatuba, estão realizando assembleias na porta da fábrica para discutir sobre a Campanha Salarial e sobre como pressionar os patrões das autopeças a avançar nas negociações e aumentar a proposta de reajuste, que até agora não passa de 6,8%.
Com as assembleias, a produção está sofrendo atraso de quase uma hora por turno.
Hoje, também estão sendo realizadas assembleias na Eaton, em Campinas. E, ontem (18), na KSPG, em Nova Odessa.

Campanha unificada no estado
A mobilização com assembleia e atraso na produção, acontece um dia após a Intersindical e as centrais sindicais Conlutas e CUT terem decidido unificar as lutas dos metalúrgicos em todo o estado de São Paulo. A decisão foi tomada para fortalecer a Campanha Salarial da categoria, reunindo cerca de 360 mil metalúrgicos e metalúrgicas, em todo o estado.

Sindipeças propõe apenas 0,69% de ganho real nos salários
Em 2012, o faturamento por trabalhador subiu 113% a mais que em 2002, no setor de autopeças. Mesmo assim, na última reunião com o Sindicato, os empresários reafirmaram a proposta de 6,8% de reajuste, que representa apenas 0,69% de aumento real.
Numa avaliação de que esta proposta está muito longe de nossas reivindicações e que não reflete a situação econômica das indústrias, o Sindicato a recusou na mesa de negociação, e os metalúrgicos e as metalúrgicas deram início ao processo de mobilização nas fábricas. A categoria reivindica 13,5% de reajuste.

Neste domingo (22), às 9h30, tem assembleia na Sede Central, em Campinas
Para tentar acabar com a mobilização dos trabalhadores, algumas empresas já estão repassando o reajuste do INPC: 6,07%. Mas é importante entender que esse percentual corresponde apenas às perdas que tivemos com a inflação entre uma data-base e outra. Ou seja, representa ZERO de aumento real nos salários. Se aceitarmos apenas o INPC, nossos salários ficarão ainda mais defasados que no ano passado.
Portanto, venha para assembleia e vamos juntos definir os rumos de nossa Campanha.

Sem luta e sem greve, não haverá conquistas!

Jornal da Categoria