Notícias

Todos à luta por 12,86%!

Os metalúrgicos e metalúrgicas de Campinas e Região aprovaram em assembleia geral realizada neste domingo, dia 5, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2012.

O índice de reajuste salarial reivindicado é de 12,86% (5,01% de inflação mais 7,48% de aumento real).

Este percentual foi calculado com base na previsão de inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), do período de setembro de 2011 a agosto de 2012, somado ao índice de produtividade dos setores patronais nos últimos 12 meses, que foi de 7,48%.

Um dos eixos centrais da campanha deste ano é a elevação do piso salarial da categoria, que varia de acordo com o setor metalúrgico (autopeças, montadora, eletroeletrônico, estamparia, trefilação, e máquinas e equipamentos).

Nossa reivindicação é o valor recomendado pelo Dieese, que em maio foi de R$ 2.383,28.

Lembrando que este valor é considerado o ideal para garantir o sustento básico de uma família de quatro pessoas com alimentação, moradia, transporte, vestuário, educação e saúde.

E nossa luta vai além: este ano, vamos à luta também pelas cláusulas sociais, ampliação do direito à creche e à licença-paternidade e liberdade para atuação de cipeiros dentro da fábrica.

Como a data-base para toda categoria é setembro, a pauta da Campanha será entregue à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), ao Sinfavea, que representa o setor automotivo e aos outros grupos patronais, durante esta semana.

Campanha Unificada

Mais uma vez, os metalúrgicos de Campinas, Santos, Limeira e São José dos Campos e regiões estão juntos na campanha unificada.

O índice de reajuste foi construído em conjunto pelos quatro sindicatos no Seminário realizado no último dia 25 e aprovado em assembleias.

Os quatro Sindicatos representam cerca de 150 mil trabalhadores.

Jornal da Categoria