Notícias

Vitória dos trabalhadores: mais reintegrações na região

 

Borgwarner – MPT Condutores – Magnetti Marelli

Borgwarner

Um companheiro que trabalhava há oito anos na empresa e foi demitido em novembro de 2008. O companheiro adquiriu tenossinovite, doença relacionada ao trabalho, porém foi beneficiado pela cláusula que garante emprego aos acidentados ou adoecidos pelo trabalho até a aposentadoria, que está presente em nossa Convenção Coletiva.

O Sindicato moveu uma ação jurídica contra a empresa e em audiência realizada no dia 18/05, foi atendida a nossa solicitação de tutela antecipada, isto significa que o trabalhador foi reintegrado ao trabalho imediatamente, enquanto o processo ainda continua em andamento. Estamos aguardando a sentença definitiva, uma vez que a empresa pode tentar cassar esta decisão através de mandado de segurança no TRT.

MPT Condutores
No dia 13, uma companheira portadora de LER/Dort, que tinha sido demitida em 2006, foi reintegrada e vai trabalhar em função compatível.

TMD
Um cipeiro, que gozava da estabilidade do período pós-mandato, foi arbitrariamente demitido no dia 15 de maio. O objetivo da empresa era impedir que o trabalhador se inscrevesse à eleição da Cipa.
O Sindicato entrou com ação na Justiça e, no dia 04 de junho, conseguiu a reintegração do trabalhador que pode então se inscrever e disputar uma vaga na Cipa.
No dia 19 de junho, o trabalhador foi reintegrado e não só se elegeu como foi o candidato mais votado na eleição.

Magnetti Marelli
Nos dias 7 e 14 de maio, a empresa, desrespeitando a nossa Convenção Coletiva, demitiu dois trabalhadores portadores de doenças relacionadas ao trabalho.
O Sindicato entrou com ação pedindo a reintegração e, além da reintegração, a decisão da juíza do Trabalho de Hortolândia garantiu todos os benefícios relativos ao contrato de trabalho e a indenização pelos prejuízos materiais e morais sofridos por eles em decorrência da lesão ocorrida na empresa.


Jornal da Categoria