Notícias

Mais de 9.500 metalúrgicos de Campinas atrasam a produção nas fábricas da região

Nesta semana, os metalúrgicos de Campinas decidiram intensificar as mobilizações da Campanha Salarial nas fábricas da região. Em apenas dois dias de mobilização, mais de 9.500 trabalhadores, de 8 empresas, já se mobilizaram, atrasando a produção.

Além de assembléias de organização nas portas das fábricas, os turnos estão começando 30 minutos mais tarde. Ou seja, os trabalhadores estão atrasando a produção de mercadorias (carros, autopeças, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, máquinas e fundição) para pressionar os empresários a ouvir e atender suas reivindicações de salários e de direitos.

Apesar de a economia estar em franca recuperação, e do crescimento na produção, vendas e exportações, os patrões nada querem negociar com os trabalhadores.

Há 30 dias, a Pauta de Reivindicações foi entregue à Fiesp e à Anfavea e de lá pra cá várias reuniões de negociação entre o Sindicato dos trabalhadores e os patronais aconteceram. Porém, sem nenhuma proposta ou avanço.

Frente a esse descaso patronal, a produção de mercadorias vai continuar sendo prejudicada.

Confira as fábricas que já sofrem atraso na produção:
 


CAMPINAS

Indisa
(Está entre os maiores fabricantes de bombas automotivas do país, fornecendo produtos para as principais linhas de automóveis, tratores e caminhões), emprega cerca de 200 trabalhadores.
 


HORTOLÂNDIA

Mabe (fabricante da chamada linha branca, produz fogões, geladeiras, máquinas de lavar, etc. Concentra as produções da Dako, GE e Continental, entre outras), emprega cerca de 2 mil trabalhadores.


Complexo Maxion (fabricante de vagões ferroviários e fundição), emprega cerca de 2 mil trabalhadores.

CAF – Construcciones Y Auxiliar de Ferrocarriles S/A (fabricante de trens para a CPTM/Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e o Metrô São Paulo. É a fábrica de trem mais modernas da América e deverá se tornar plataforma exportadora para a América Latina e Oriente Médio), emprega cerca de 1.200 trabalhadores.

Dell (Fabricante de componentes eletrônicos e computadores) emprega cerca de 1000 trabalhadores.


 


SUMARÉ


Villares Metals (Maior fabricante de aços especiais da América Latina. Em 2008 exportou 34% de sua produção para a Europa, países do NAFTA e do Mercosul, Ásia, África e América do Sul), emprega cerca de 1.300 trabalhadores.


Rodofort (fabricante de implementos rodoviário como suspensões e diversos tipos de carrocerias graneleiras e contêineres, reboques e furgões), emprega cerca de 500 trabalhadores.


 


INDAIATUBA


Tecvidro (fabricante de vidros) emprega 234 trabalhadores.

Jornal da Categoria