Notícias

Mais de 15 mil marcham em Brasília: contra as reformas e em defesa de nossos direitos

No dia 24 de outubro, cerca de 15 mil trabalhadores, militantes dos movimentos sindical, social e estudantil, das várias regiões do país, realizaram uma grande marcha em Brasília.


O objetivo da marcha foi pressionar o governo federal e o Congresso Nacional contra a reforma da Previdência Social e contra a proposta do governo de acabar com o direito de greve e também pela descriminalização dos movimentos sociais.


A marcha demonstrou um importante potencial de mobilização dos trabalhadores de todo o país. Além disso, apontou para o início de uma série de protestos que poderão resultar em uma grande greve geral, caso o governo Lula insista em fazer as reformas que retiram direitos dos trabalhadores.


A organização


A Marcha teve a coordenação da Intersindical e da Conlutas e foi convocada nacionalmente por diversas entidades sindicais, entre elas o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, pelos movimentos sociais e estudantis e contou com o apoio dos partidos políticos PSol, PSTU e PCB.


2007: um ano de importantes lutas


A marcha, que teve início às 10 horas, partiu do estádio Mané Garrincha, percorreu a avenida que leva até a Esplanada dos Ministérios, fez um grande ato contra a Reforma da Previdência, em frente ao ministério do Trabalho e da Previdência Social, e seguiu até o Congresso Nacional.


A manifestação do dia 24 de outubro, em Brasília, é resultado de várias lutas que marcam 2007, como o Encontro Nacional contra as Reformas, realizado em 25 de março, em São Paulo. E o Dia Nacional de Lutas que paralisou fábricas e bloqueou importantes rodovias em todo o país, parando por horas a produção e a circulação de mercadorias e chamando a atenção de governo e de patrões às reivindicações dos trabalhadores por nenhum direito a menos, no dia 23 de maio.

Jornal da Categoria