Notícias

Começa hoje 9º Congresso dos Metalúrgicos

O 9º Congresso dos Metalúrgicos de Campinas e Região começa hoje, às 19h30, na Estância Santa Mônica, em Louveira.


Instância máxima de deliberação da categoria, o Congresso é um dos momentos fundamentais à organização dos trabalhadores metalúrgicos que fazem parte desta importante região metropolitana, que é a RMC.


Objetivo
Como vivemos um momento de intensos ataques aos direitos dos trabalhadores, promovidos pelo governo Lula e pelos patrões, mas também de reorganização da classe trabalhadora, o Congresso vai definir o posicionamento político e os rumos do Sindicato, tanto na luta contra as políticas neoliberais e que visam a retirada de direitos dos trabalhadores, como na organização dos trabalhadores no interior das fábricas.


Temário
Com o fortalecimento da Intersindical como um novo instrumento de luta da classe trabalhadora, a manutenção da filiação à CUT ou o desligamento da Central é um dos temas mais polêmicos do Congresso. Mas o temário, que foi amplamente discutido pelos trabalhadores desde março de 2007, durante os debates preparatórios, engloba as seguintes discussões:


– Conjunturas Nacional e Internacional
– Balanço e Perspectiva
­- Organização no local de trabalho
­- Política de saúde do Sindicato e a relação com as instituições públicas (PLR, Cipa, terceirização, Grupo de fábrica, delegado sindical, fundo de greve, Pessoas com Necessidades Especiais-PNEs)
­- CUT e Organização Sindical
­- Concepção e prática sindical
­- Relação Partido-Sindicato
­- Gênero, Raça e Etnia

Jornal da Categoria