Notícias

28 de fevereiro – Dia Internacional de Conscientização sobre as Lesões por Esforços Repetitivos

Causadas pelo excesso e pela rapidez de movimentos e posturas estáticas de grupos musculares por tempo prolongado, em estágioinicial, as LER/DORT causam dores, formigamento e fadiga. Já em estágios mais avançados, as dores tornam-se contínuas e a pessoa passa a ter dificuldades para se locomover e até dormir, o que podendo evoluir para um quadro de depressão, muito comum em pacientes com doenças crônicas.


Muito mais do que se imagina, essas doenças estão fazendo parte da vida do trabalhador e, segundo estatísticas, aumentam a cada dia que passa.


Para marcar a importância desse tema foi instituído no último dia de fevereiro o Dia Internacional de Conscientização sobre as Lesões por Esforços Repetitivos.


Diversas atividades educativas serão realizadas em Campinas com o objetivo de discutir mais amplamente esta questão.


O Sindicato, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde a Fundacentro e outros sindicatos de trabalhadores e associações,  promoveu atividades nos dias 27 e 28 de fevereiro.


Dia 27/02 – Debate com Paulo Rogério de Oliveira (Ministério da Previdência Social) e Prof. Dr. Heleno Correa Filho (UNICAMP) sobre o ‘Nexo Técnico Epidemiológico’, que é uma nova proposta do INSS para o reconhecimento de doenças causadas pelo trabalho. Esse evento é direcionado para profissionais das redes municipais de saúde de Campinas e região, sindicatos e outros representantes de trabalhadores.


Dia 28/02 – Panfletagem na Praça


Dia 28/02 – Debate sobre a Saúde do Trabalhador no contexto da saúde pública do país e do município de Campinas, com a participação de Márcia Hespanhol Bernardo (CEREST Campinas) e Prof. Dr. Heleno Correa Filho (UNICAMP)

Jornal da Categoria