Notícias

Palocci propõe pacto com a sociedade para Brasil crescer

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, afirmou que o país precisa de um “acordo social” para que a economia possa crescer mais nos próximos anos, e alcançar o grau de investimento esperado. Segundo Palocci, é preciso definir “quanto se espera de investimento e em quanto tempo o Brasil espera crescer a níveis de 5% ao ano”.

O ministro não deu detalhes do que seria o “acordo social”, mas disse que o Governo vai “gastar melhor e gastar menos” e que continuará com a disciplina fiscal que tem marcado a política econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro declarou que tanto o Governo como a sociedade têm que fazer sua parte. Palocci acrescentou que o “acordo social” reduzirá a carga tributária, que equivale a cerca de 37% da renda dos brasileiros, para estimular investimentos e o crescimento econômico.

Apesar de ainda não terem sido divulgados os dados econômicos de 2005, as projeções apontam para um crescimento de 2,4%, percentual menor que os 4,9% registrados em 2004.

Crescimento de 3,4% em 2006

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) projeta para 2006 um crescimento econômico de 3,4%, maior que os 2,4% de 2005,  mas que ainda mantém o Brasil atrás dos outros países emergentes, cujas economias crescem a 6,2% em média, segundo cálculos do mercado financeiro.

Palocci reconheceu que a economia brasileira enfrentou problemas no ano passado devido à rígida política monetária aplicada pelo Banco Central para controlar a inflação, baseada em juros altos, e pelo impacto da crise política causada pelos escândalos de corrupção que envolveram o PT.


 

Jornal da Categoria