Notícias

Multinacionais conspiram contra governo da Bolívia, diz Morales


O presidente da Bolívia, Evo Morales, declarou que “algumas multinacionais” que operam no país estão conspirando contra seu governo, citando como fontes desta denúncia representantes militares, de acordo com notícia divulgada nesta terça-feira pela imprensa local.


“Há algumas conspirações de algumas transnacionais (…), tivemos reuniões com o alto comando durante as quais tive informação de como estão preparando isso”, disse Morales, em encontro com líderes indígenas.


Morales disse também aos camponeses que “para nacionalizar (os hidrocarbonetos) os bolivianos terão de estar organizados e, para isto, todos os setores da sociedade serão convocados”.


O vice-presidente, Alvaro García Linera, também presente ao ato, pediu proteção ao presidente “para defender a nacionalização, para nos defender dos gringos, para defender a Assembléia (Constituinte)” que definirá questões centrais de Estado.


Morales não deu mais detalhes sobre a conspiração nem responsabilizou especificamente nenhum setor.


A versão do presidente boliviano coincide com afirmações feitas no fim de janeiro pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que apontou que Morales era “vítima de conspiração”.


 

Jornal da Categoria