Notícias

O que a DaimlerChrysler faz não é terceirização, é precarização

Problemas não faltam na DaimlerChrysler e quem está pagando o pato são os trabalhadores terceirizados. A empresa, interessada em garantir maior lucratividade, usa a terceirização como uma forma de diminuir os custos. O resultado é a precarização do trabalho. Os trabalhadores sofrem com os baixos salários, a ausência de benefícios, os desrespeito aos seus direitos, as más condições de trabalho, a pressão pela alta produtividade, além de assédio moral e insegurança quanto ao seu futuro, já que são constantemente ameaçados de demissão. Enfim, como dissemos uma lista interminável de problemas para os quais a DaimlerChrysler vem fazendo vista grossa.

O Sindicato quer que a empresa tenha a responsabilidade de assumir os problemas criados pelas empresas terceirizadas que ela contratou. Durante a concorrência para contratação a DaimlerChrysler deveria verificar não somente se a empresa tem condições de executar o trabalho, mas também se não tem problemas anteriores na questão trabalhista, pois é comum, a empresa já ter dívidas trabalhistas e depois de um tempo voltar a deixar os trabalhadores na mão.

As irregularidades são muitas:

Banco de Horas
As companheiras da terceirizada que fazem a limpeza na DaimlerChrysler são obrigadas a fazer Banco de Horas. Existem denúncias de trabalhadoras que estão com mais de cem horas acumuladas, mas não podem descansar e também não recebem por elas. 

Demissão de cipeiros
Dois cipeiros de uma empresa terceirizada foram demitidos porque estavam tentando exercer seu papel de cipeiros e mais uma vez a DaimlerChrysler fez vista grossa para o fato.

Terceirizado sofre discriminação
Diferente de um trabalhador da DaimlerChrysler que, caso sofra um acidente, receberá toda a assistência no ambulatório da empresa e, caso necessário, será acompanhado até um dos hospitais conveniados para ser atendido com mais recursos.

Se um trabalhador de uma empresa terceirizada sofre um acidente, ele recebe apenas os primeiros socorros no ambulatório da DaimlerChrysler e se o caso for mais grave e necessitar de atendimento especializado, terá que procurar assistência por conta própria, provavelmente em um hospital público, já que a assistência médica que possui é bastante precária. Isso é discriminação. A DaimlerChrysler sequer acompanha o trabalhador até um hospital, apenas pelo fato de ser terceirizado.

Humilhações freqüentes
A grande maioria dos terceirizados, é subordinada à chefias da DaimlerChrysler, os chamados gestores. Isso já é uma irregularidade, mas como se não bastasse, o tratamento dos gestores da DaimlerChrysler aos terceirizados é extremamente desrespeitoso. Os terceirizados são freqüentemente humilhados, como por exemplo, quando reclamam da falta de condições de trabalho e lhes é respondido que existe muita gente querendo trabalhar no lugar deles. A DaimlerChrysler, precisa urgentemente rever o comportamento de seus gestores e pôr fim a este desrespeito.

Trabalhador é demitido e depois recontratado através da terceirização
Parece absurdo, mas é verdade. Algumas terceirizadas contratam trabalhadores que já foram da DaimlerChrysler e que  por isso conhecem bem o trabalho para ocuparem o lugar que já foi deles um dia.

O processo é o seguinte. A DaimlerChrysler demite para diminuir os custos e contrata uma empresa terceirizada, que contrata o trabalhador que já foi da DaimlerChrysler, pagando um salário muito menor do que o que ele recebia originalmente para fazer o mesmo trabalho.  O trabalhador, com medo do desemprego aceita e a DaimlerChrysler sai no lucro.

Salários de fome
Dentro de todos os problemas acarretados pela terceirização, o pior deles é o salário de fome. Os salários pagos pelas terceirizadas são geralmente de um terço do valor do salário de um trabalhador não terceirizado, muito menores que o piso salarial da categoria. Além de todas as dificuldades enfrentadas, ainda recebem um salário indecente, que não garante a sobrevivência do trabalhador e de sua família.

Nosso Sindicato, infelizmente, pode fazer muito pouco por estes trabalhadores, porque por incrível que pareça, os terceirizados tem um sindicato que deveria representá-los, apensar de não fazer isso. Ainda assim, em 2004 conseguimos participar da negociação de PLR da Loguis e melhorar o valor inicial.

É necessária uma grande mobilização dos terceirizados e a solidariedade dos trabalhadores da DaimlerChrysler, porque infelizmente a terceirização pode atingir qualquer um. Não pode haver discriminação entre nós, trabalhadores. Somente a mobilização e a organização é que vão conseguir pressionar a DaimlerChrysler a resolver os problemas que estão atingindo os terceirizados. Porque, na verdade o direito dos terceirizados, é não ter direito.

Jornal da Categoria