Notícias

Sindicato avança com Departamento de Aposentados: a luta continua!

Os trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos aposentados compareceram em peso na plenária realizada no sábado, dia 17, na Sede Central. A plenária deu prosseguimento à organização do Departamento de Aposentados, resolução do XIV Congresso e compromisso de campanha da atual diretoria do Sindicato.

Encaminhamentos

Pautas específicas como aumento real dos benefícios e participação nos orçamentos públicos serão encaminhadas juntamente com outros coletivos de aposentados e entidades, entre elas o Sindae, Sinergia, Sindicato do Petroleiros e Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas.

Foi tirado como encaminhamento também a organização para atuar nos conselhos de saúde, associações de moradores buscando sempre garantir que existam políticas públicas voltadas para os idosos.

Diversão e lazer também serão garantidos com diversas atividades permanentes no Clube de Campo e excursões para a Colônia de Férias, em Caraguatatuba, tudo com transporte gratuito.

O próximo passo será organizar um jantar dançante e negociar junto a clínicas e hospitais um convênio médico com preços acessíveis aos aposentados e aposentadas.

Participação nas atividades da categoria

Militantes e lutadores de longa data, reforçaram a disposição de contribuir nas lutas da categoria, como a Campanha 40 anos, 40 horas, que tem como pauta a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, fim do trabalho aos sábados e início do 3º turno na segunda feira a partir das 21 horas.

Inclusive, esta é uma luta que muitos desses companheiros já travaram na década de 1980, quando conquistaram a redução da jornada para 44 horas semanais para a categoria metalúrgica, antes mesmo de a Constituição Federal de 1988 garanti-la a todos os trabalhadores brasileiros.

Também confirmaram presença no próximo 8 de Março – Dia Internacional de Luta das Mulheres, porque além de as mulheres serem as únicas responsáveis em 50,8% dos lares, com o aumento do desemprego principalmente entre os jovens, o número de lares sustentados pela aposentadoria dos idosos só crescem.

Jornal da Categoria