Notícias

GM: TRT determina a reintegração dos 839 trabalhadores demitidos na planta de SJC

Greve continua pela reintegração de todos os demitidos nas três plantas; toda solidariedade à luta dos trabalhadores da GM em São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes

Na terça-feira (31), o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região determinou a reintegração dos 839 trabalhadores demitidos pela fábrica no dia 21. A decisão atendeu ao pedido de liminar encaminhado pelo Ministério Público do Trabalho, após manifestação do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, apontando violação do acordo coletivo pela GM.
No pedido de liminar, a procuradora do MPT citou o acordo de layoff assinado em 28 de junho e que previa estabilidade no emprego a todos os trabalhadores da fábrica até maio 2024.
De acordo com a publicação do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, o desembargador do TRT determinou a reintegração de todos os demitidos, “com pronta reinserção na folha de pagamentos (e mantidos todos os direitos e condições vigentes antes das demissões), a partir do dia 1º de novembro de 2023; determino, mais, que não promova a dispensa de novos trabalhadores, sem a imprescindível negociação prévia”. Em assembleia realizada no dia 1º de novembro, os trabalhadores de São José dos Campos decidiram pela continuidade da greve até que todos os 1.244 trabalhadores sejam reintegrados. Dessa forma, faltam reintegrar 300 em São Caetano e 105 em Mogi das Cruzes.

Arbitrariedades

A GM descumpriu um acordo firmado com o Sindicato de São José dos Campos de que não realizaria demissões nem adotaria outras ações sem prévia negociação.
Descumpriu também outro acordo de layoff, aprovado em junho, que garantia estabilidade no emprego durante a vigência da suspensão de contratos a todos os operários da planta. Cerca de 1,2 mil trabalhadores entraram em layoff em julho.
O Sindicato exige a manutenção dos postos de trabalho e a estabilidade no emprego para todos da fábrica.
A principal alegação da GM para as demissões é uma suposta “queda nas vendas e nas exportações”. Porém, como lembra o Sindicato de São José dos Campos “a General Motors não passa por uma crise econômica. No primeiro trimestre de 2023, por exemplo, a companhia divulgou que teve lucro líquido global de 2,4 bilhões de dólares. No Brasil, a empresa teve crescimento de 42% em suas vendas nos três primeiros meses deste ano, se comparado ao mesmo período de 2022”.

Nosso Sindicato se solidariza aos companheiros nas três plantas e se soma à luta pela reintegração imediata de todos os metalúrgicos demitidos.

Jornal da Categoria