Notícias

Racismo na Câmara de Campinas: Vereadora Paolla Miguel foi xingada de “preta lixo” enquanto discursava sobre política antirracista

Nosso Sindicato, que é contra todo e qualquer tipo de racismo, opressão, discriminação e preconceito, repudia veemente a ação criminosa ocorrida na Câmara de Campinas, em pleno mês da Consciência Negra, e manifesta apoio à vereadora Paolla Miguel

Na noite desta segunda-feira (8), enquanto a vereadora Paolla Miguel discursava sobre a necessidade de uma política antirracista e defendia o PL 245/20, a respeito do “conselho de desenvolvimento e participação da comunidade negra e sobre o fundo municipal de valorização da comunidade negra” ouviu-se gritos e agressões verbais por manifestantes de extrema-direita, contrários à vacina de prevenção à Covid-19, e que ostentavam, na galeria da Câmara, camisetas verde-amarelas e bandeiras do Brasil e de Israel.

O grito de “preta lixo” foi ouvido por membros da Casa que imediatamente se dirigiram ao presidente da Câmara e denunciaram os atos criminosos.

Num primeiro momento o presidente até se referiu ao fato a uma “besteira” dita por alguém na plateia, mas em seguida já alertou sobre a gravidade do ocorrido e sobre a gravação da sessão, bem como de que os responsáveis serão identificados e punidos por crime de racismo. A sessão foi suspensa.

Além da abertura de investigação pela Câmara de Campinas, a vereadora Paolla registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil, que vai investigar o caso como injúria racial.

 INJÚRIA RACIAL É CRIME!

De acordo com o Código Penal, injúria racial é a ofensa à dignidade  ou ao decoro em que se utiliza palavra depreciativa referente a raça  e cor com a intenção de ofender a honra da vítima.

Cabe lembrar que no último dia 28/10, o STF equiparou injúria racial a crime de racismo e a tornou crime imprescritível, ou seja, pode ser julgado a qualquer tempo, independentemente da data em que foi cometido.

 

Nesta quarta-feira, dia 10/11 às 17h30, o Sindicato estará presente no ato político na Câmara Municipal e convoca toda a categoria metalúrgica a solidarizar-se à luta da companheira Paolla Miguel.

 

Racistas não passarão!

 

Jornal da Categoria