Notícias - Destaques

CORONAVÍRUS: pressionada, Samsung concede férias para trabalhadores

Sindicato e Samsung vão discutir como será o retorno dos trabalhadores após esse período

Após ser pressionada nas últimas semanas, a Samsung procurou o Sindicato e comunicou que concedeu 12 dias de férias coletivas a partir da semana que vem. Na segunda e na terça, a produção já é paralisada, para compensar os dois feriados de abril, e as férias se iniciam efetivamente a partir de quarta-feira (1).

O Sindicato e a Samsung voltarão a conversar para discutir como será o retorno dos trabalhadores após esse período.

Na última terça (24), o Sindicato foi na porta da fábrica cobrar férias ou licença remuneradas para os trabalhadores por causa do coronavírus. A Samsung já não vinha atendendo as tentativas de comunicação do Sindicato e, caso a empresa não atendesse a demanda, os trabalhadores ameaçavam parar a produção.

A ação foi realizada através de carro de som na portaria da fábrica em Campinas para evitar aglomerações, enquanto trabalhadores entravam e saiam dos turnos em carros e ônibus.

No mês passado, a Samsung procurou o Sindicato depois de sua produção ser afetada em decorrência ao pico de contaminação do coronavírus na China. A exportação de peças no país foi temporariamente proibida ao resto do mundo, afetando a produção na fábrica de Campinas.

Na época, após o Sindicato realizar assembleias com os trabalhadores, foi acordado uma paralisação de três dias, com dois dias de compensação em março. Ou seja, quando estava preocupada com a sua produção, a Samsung correu atrás do Sindicato.

Os trabalhadores, juntamente ao Sindicato, conquistaram essa demanda, mas não significa que vamos parar de pressionar. Estamos de olho! A Samsung precisa se preocupar com a vida dos trabalhadores, garantindo sua saúde e de seus familiares.

Jornal da Categoria