Notícias

Caldeira de craqueamento explode em Refinaria da Replan, em Paulínia

Uma explosão aconteceu na caldeira de craqueamento e destilamento na Replan, da Petrobras, em Paulínia na madrugada desta segunda-feira. Nenhum trabalhador ficou ferido, segundo o Corpo de Bombeiros.

Apesar de nenhum trabalhador ter sido ferido, a situação mostra como o trabalhador é colocado em risco pelas empresas de forma inconsequente. O caso poderia ter acabado na mesma tragédia da Usiminas, em que já 20 trabalhadores morreram nas últimas semanas.

O incidente aconteceu por volta da 1h seguido de incêndio, o qual já foi controlado antes das 2h, pela equipe de bombeiros.

Nesta terça-feira (21), a refinaria confirmou que a produção de petróleo na unidade não foi retomada após a explosão. Ainda não há prazo definido para que ela retorne.  Apesar disso, os trabalhadores continuam a cumprir expediente e realizam atividades de rotina. Uma comissão foi instaurada para avaliar os danos, as causas, a área afetada e a possibilidade da produção ser restabelecida.

Caso o estoque de combustível da Replan acabe, o abastecimento será feito vindo de outras refinarias do país. A empresa diz que não há possibilidade de aumento no preço dos produtos por conta do incidente.

Jornal da Categoria