Notícias

Vitória dos trabalhadores: reintegrações na Polimec e na Promac

No dia 2 de agosto, o trabalhador Edivaldo Soares da Silva foi reintegrado na empresa Polimec Indústria e Comércio Ltda. Mesmo tendo sido vítima de acidente de trabalho, o companheiro foi arbitrariamente demitido pela empresa em 11 de novembro de 1997.

Em março de 1998, ele procurou o Departamento Jurídico do Sindicato, que entrou com uma ação trabalhista na Justiça. Após vários recursos, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília-DF, julgou o caso decidindo favoravelmente ao trabalhador. Com o julgamento, ficou reconhecida a estabilidade do trabalhador até a aposentadoria, além do pagamento de salários e demais verbas trabalhistas do período em que ele ficou afastado do emprego após a demissão.

E, no dia 6 de agosto, o trabalhador José Alves da Costa foi reintegrado na Promac Correntes e Equipamentos Ltda. O companheiro exercia mandato de Cipa, portanto, tinha estabilidade no emprego conforme prevê a Constituição Federal.

A empresa entrou com recurso, mas por entender que o trabalhador depende do emprego e do salário para garantir sua sobrevivência e de sua família, ele foi reintegrado por meio de decisão liminar emitida pelo TRT de Campinas (15ª região).

Jornal da Categoria