Notícias

Ficap: Comissão de PLR é um engodo

Comissão de PLR na Ficap é um engodo


A Ficap já tem montada uma comissão para negociar a PLR. Parece bom, mas não é. Foram várias assembléias realizadas pelo Sindicato com os trabalhadores para alertar sobre a farsa dessa Comissão.


Mesmo com a atuação do Sindicato chamando à atenção sobre a inutilidade de se fazer parte da Comissão com essas características, alguns companheiros do chão da fábrica se candidataram.


Como podem os trabalhadores da Comissão que irão negociar a PLR não terem estabilidade? Como é que podem bater de frente com a empresa como o Sindicato sempre faz? É impossível.


Metas = doenças ocupacionais


Comissão sem estabilidade é um engodo, é um buraco no qual os trabalhadores podem cair. Porque a empresa vai querer impor metas inatingíveis e os acidentes e as doenças do trabalho não tardarão a aparecer.


Os companheiros da comissão vão ficar reféns da empresa, não vão poder questionar nada, não vão poder fazer assembléias com os trabalhadores para juntos decidirem o valor da PLR e ainda serão responsabilizados por tudo o que der errado durante o processo e depois da aprovação da PLR.


Empresa só cumpre o que lhe convém


A Ficap é a n° 1 em cabos elétricos no Brasil graças ao esforço e ao empenho de todos nós. A Ficap vive alegando que faz tudo seguindo a lei, por que, então, ela não segue a lei e nem a Convenção Coletiva no que diz respeito aos salários dos trabalhadores?


Segundo a Convenção Coletiva firmada pelo grupo 9 está estabelecido 3 níveis salariais. Mas a empresa ignora essa cláusula.


Por conta dessa irregularidade, o Sindicato move um processo contra a empresa que tramita na Justiça do Trabalho, onde o juiz já deu o ganho de causa para os trabalhadores, porém a empresa vem recorrendo dessa sentença desde 2003.


Mais enrolação


Companheiros, a chefia e a gerência disseram aos trabalhadores que a comissão era uma boa. Será que a PLR deles será a mesma que a nossa? Mais um detalhe: por que eles não votaram para escolher a comissão?


Por todos esses motivos companheiros, é muito importante mantermos a nossa organização e estarmos mobilizados se quisermos arrancar o que nos é de direito.


Não tem conversa: a empresa lucra e nós queremos a nossa parte!

Jornal da Categoria