Notícias

Trabalhador sofre acidente fatal na Fundituba

Um motor pesando quase 40 kg caiu, de uma distância de cerca de 4 metros, na cabeça do companheiro Hélio Alves, 37 na segunda feira, dia 5 de março, na empresa Fundituba de Indaiatuba. O trabalhador permaneceu 5 dias na UTI vindo a falecer no dia 10 de março.


O companheiro, que tinha quase 10 anos de casa, estava trabalhando no Regenerador de Areia e ao operar o botão, que aciona o motor responsável pela elevação da tampa do reservatório, o moto-redutor do sistema teve a sua base rompida e atingiu a cabeça do trabalhador.


Durante a reunião extraordinária marcada com a CIPA, no dia 06/03, a empresa só falou da importância do uso de EPIs, ou seja, tentou tirar a responsabilidade sobre o acidente, como se o uso do capacete fosse amenizar a queda do motor, que devido à distância que estava do trabalhador, pesava na realidade bem mais do que os 40 kg de fato.
Embora o Sindicato ainda esteja no processo de perícia das causas do acidente, algumas já estão claras: o botão que aciona o motor jamais deveria estar posicionado abaixo dele, não havia isolamento na área e deveria haver um anteparo de proteção no local.


Depois de apurados os fatos, o Sindicato vai tomar as providências jurídicas necessárias, com apoio e solidariedade à família da vítima.


 

Jornal da Categoria