Departamentos

Clique no nome do Departamento para ver mais informações

Documentação

Telefone: 3775-5555

E–mail: [email protected]

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, com intervalo para o almoço

Em 1984, com a vitória da Oposição Sindical, houve a preocupação de preservar a história do movimento operário e a memória dos metalúrgicos de Campinas e Região, assim foi criado departamento de Documentação para o suporte das lutas.

O departamento de Documentação coleta e organiza documentos, visando a preservação de sua memória, guardando assim a sua história. O departamento atende a comunidade interna (diretores e funcionários) e externa (associados, estudantes, pesquisadores e movimentos sociais). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para empréstimo de livros é das 9h às 16h. E para pesquisa e consulta à biblioteca, é necessário agendamento prévio, através do telefone: 3775555.

Conteúdo do Departamento de Documentação:
Nosso acervo é composto de livros de várias áreas, fitas de vídeo, DVDs, slides, hemeroteca (recortes de jornais) sobre vários temas ligados ao movimento sindical. Para empréstimo domiciliar só estão disponíveis os livros.

Como usar o acervo do Departamento de Documentação do Sindicato:
É permitido fazer consultas no local, além de empréstimo domiciliar de livros.

Prazos de empréstimo:
O usuário pode retirar até três obras de cada vez, pelo prazo máximo de 15 dias, podendo ser renovado por mais cinco dias. A renovação poderá ser feita pelo o telefone: 3775-5555. Não sendo renovado, será considerado atraso. Caso a devolução não seja feita dentro do prazo, o usuário será suspenso do cadastro de empréstimo até que o seu caso seja avaliado.

Todos os outros documentos do Departamento só poderão ser consultados na entidade.

Como é feito o cadastro:
O cadastro é feito diretamente no ato da solicitação dos documentos e para isso, deverá ser apresentado RG e comprovante de endereço.

Atendimento ao usuário externo:
O usuário externo será atendido com agendamento prévio por telefone: 3775-5555, com Magda.

No Departamento, estará à disposição, um catálogo dos diversos acervos, onde o usuário poderá consultá-los e requerer os documentos que precisar.

Esporte e Cultura

O Departamento de Esportes e Cultura promove atividades culturais e esportivas para a categoria.

Este departamento organiza os eventos que acontecem no Clube de Campo do Sindicato, como a Festa das Crianças.

As principais atividades promovidas pelo Departamento e que atraem um grande número de associados são os campeonatos de futebol.

A cada ano acontecem duas atividades envolvendo o futebol que, com certeza, é o esporte mais praticado pelos brasileiros.

O primeiro tem início no final do mês de fevereiro, é o Torneio de Futsal. E, no início de agosto, acontece a copa de Futebol, que também reúne em torno de 20 equipes.

Além do futebol, os metalúrgicos e suas famílias também participam ativamente das festas organizadas pelo Departamento de Esportes e Cultura no Clube de Campo dos Metalúrgicos.

Já se tornaram tradição, a Festa das Mulheres, que acontece por ocasião do dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher; a Festa Julina; e a Festa das Crianças, em outubro. Estas festas reúnem a cada ano, milhares de companheiros e seus familiares.

Sugestões são bem vindas
As atividades organizadas pelo Departamento de Esportes e Cultura tem por objetivo proporcionar momentos de lazer e descontração para os metalúrgicos, por isso, estamos abertos à sugestões.

Já tivemos em outras épocas, o Torneio de Truco e estamos recebendo pedidos para o seu retorno.

Além disso, também já recebemos sugestão de um companheiro de promovermos um Torneio de Pipas e estamos estudando formas de envolver também as companheiras metalúrgicas nas atividades esportivas, que podem ser futebol, volei ou outra modalidade.

Todas as sugestões são muito bem vindas e importantes, por isso, não perca tempo, mande sua sugestão por pelo e-mail: [email protected]"

Imprensa

Telefone: 3775-5555

E–mail: [email protected][email protected]

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h

O Departamento de Imprensa do Sindicato é responsável por toda a comunicação da entidade com os associados.

É este departamento que produz todos os materiais gráficos do Sindicato: o jornal Folha de Metal, os boletins informativos específicos, cartazes, revistas, cartilhas, caderninhos, adesivos, praguinhas, etc.

Além disso, é responsável pela criação do site do Sindicato e sua atualização frequente.

A Imprensa do Sindicato é responsável também pelo contato com a grande imprensa, para divulgação das mobilizações organizadas pelos metalúrgicos.

Para sugestões, denúncias, dúvidas ou críticas, ligue: 3775-5555 ou pelo e-mail: [email protected]

Plantão de Informações Trabalhistas

Este departamento tem a finalidade de informar e esclarecer dúvidas trabalhistas. O trabalhador que chega ao Sindicato para buscar informações, é encaminhado ao plantão, que esclarece a dúvida que o trabalhador possa ter e, se necessário, o encaminha para um outro departamento, como por exemplo, Saúde e Segurança do Trabalhador ou Jurídico para que o seu problema possa ser resolvido.

No atendimento prestado pelo Plantão você terá suas dúvidas esclarecidas a respeito de:

  • Piso Salarial
  • Jornada de Trabalho
  • Convenção Coletiva de Trabalho dos Metalúrgicos
  • Verbas Rescisórias
  • Telefone: 3775-5555
  • E–mail: [email protected]
  • Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Faça a sua denúncia! Clique aqui.

Saúde
  • Telefone:3775-5555
  • E–mail: [email protected]
  • Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h

Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador

Uma das consequências das transformações no mundo do trabalho atinge principalmente a saúde do trabalhador.

O aumento do ritmo de produção, a polivalência, a pressão da chefia, a introdução de novos produtos químicos, entre outros fatores, aumentam o risco de acidentes do trabalho e ampliam a já extensa lista de doenças ocupacionais. Surgem novas doenças  do  trabalho  e outras proliferam como a LER(Lesões por Esforços Repetitivos), o estresse, a exaustão e a saúde mental.

Dentro da proposta de um trabalho coletivo, voltado para o enfrentamento das condições de trabalho da nossa categoria, o departamento de saúde faz o acolhimento e orienta os trabalhadores sobre seus direitos quanto às questões previdenciárias, abertura e reabertura de CAT quando necessário, agendamento de perícia para afastamento, pedido de transformação de espécie de benefício e outras dúvidas que possam surgir.

Trabalho em parceria com instituições públicas como CEREST Campinas, Ministério do Trabalho, TRT 15ª Região de Campinas e Fundacentro,  além de vistoriar os locais de trabalho e denunciar as más condições.

Suporte ao departamento jurídico através das avaliações coletivas e individuais dos trabalhadores adoecidos, perícias médicas e ambientais para os processos judiciais.

Faz parte dos objetivos deste departamento a exigência de eleições de CIPAS, a democratização do processo eleitoral, o cumprimento das reivindicações e prazos conforme Convenção Coletiva e NR-5.

Com o acompanhamento do sindicato a CIPA não fica isolada.

A ação por saúde e segurança no trabalho passa pela intervenção na elaboração das cláusulas referentes á saúde do trabalhador nas Convenções Coletivas de Trabalho, a continuidade de um programa de formação e capacitação das CIPAS.

A equipe do departamento de saúde e segurança do trabalhador é composta por 05 dirigentes sindicais, 01 assistente administrativo, 01 advogado previdenciário, 01 engenheiro de segurança e perito assistente e 01 médico perito assistente.

Os atendimentos são feitos preferencialmente através de agendamentos, pelo telefone: 3775-5555 ramal 206.

Secretaria
  • Telefone:3775-5555
  • E–mail: [email protected]
  • Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. Aos sábados, o atendimento está temporariamente suspenso.

A Secretaria é o departamento que presta atendimento direto aos associados.

É neste departamento que é feita a carteirinha de sócio e a reserva da colônia de féria, por exemplo.

Veja abaixo os serviços prestados pela Secretaria e os documentos necessários:

Confecção de carteirinha de sócio:
A carteirinha é confeccionada automaticamente, assim que a ficha de sindicalização é repassada à Secretaria.

O trabalhador nem precisa vir ao Sindicato, pois a carteirinha é enviada diretamente para o endereço do trabalhador.

Por isso, é fundamental que o metalúrgico ao preencher a ficha de sindicalização – não deixe nenhum campo em branco, inclusive o CEP – isso garante que o sindicalizado receba não só a carteirinha em casa, mas também as correspondências do Sindicato, que são importantes para o trabalhador.

Também é necessário informar número do Whatsapp e endereço de e-mail.

2ª via da carteirinha de sócio: 
Para fazer a 2ª via da carteirinha de sócio, é necessário trazer até a Secretaria um documento de identidade, que pode ser o RG ou a Carteira Profissional

Colônia de Férias: 
Nos meses de verão e principalmente nos feriados prolongados, a procura por vagas na Colônia de Férias costuma ser grande e, em algumas vezes, maior que o número de vagas oferecidas.

Para resolver isso, de forma democrática, é feito um sorteio. E para se inscrever é preciso procurar a Secretaria com 60 dias de antecedência do mês desejado e trazer a carteirinha de sócio.

No ato, o associado receberá um comprovante de inscrição para o sorteio e terá a data informada.

Na data do sorteio, o associado deverá trazer o último holerite, pois caso seja sorteado, já será feita sua reserva para o período desejado.

Nos períodos de menor procura, quando não é necessário o sorteio, o associado fará sua reserva diretamente na Secretaria, trazendo sua carteirinha de sócio e receberá o comprovante de reserva.

Dez dias antes da data da reserva, o associado deve fazer o pagamento da diária, trazendo a carteirinha de sócio, o último holerite e os nomes completos e datas de nascimento dos dependentes que vão para a Colônia de Férias.
Atenção: Sem a apresentação do último holerite não será feito o pagamento e, consequentemente, não será feita a reserva.

Período de funcionamento da Colônia de Férias:
Durante o ano todo, com exceção do mês de junho (férias dos funcionários) e agosto (manutenção da Colônia de Férias) e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Sorteio de vagas para a Colônia de Férias:
O sorteio acontece no primeiro sábado de cada mês

Clique aqui para saber mais informações sobre a Colônia de Férias

Sindicalização

Telefone:3775-5555

E–mail: [email protected]

O Departamento de Sindicalização é responsável por promover as campanhas de sindicalização e organizar a agenda de sindicalizações nas fábricas.

Quem pode se sindicalizar:
Todos que trabalham e são registrados em empresas metalúrgicas.

O que fazer para se associar:
É possível ficar se associar com o dirigente sindical na fábrica, na sede do Sindicato, nas sedes regionais ou no Clube de Campo.

Documentos necessários:
Um documento que comprove que trabalha em empresa metalúrgica, como: Carteira Profissional, crachá da empresa ou holerite

Valor da mensalidade:
1,5% do salário normativo

Vantagens de ser sócio:

O associado tem vários benefícios, como por exemplo:

  • Atendimento jurídico para as questões trabalhistas
  • Suporte do Departamento de Saúde nas questões trabalhistas
  • Colônia de férias em Caraguatatuba
  • Clube de Campo em Hortolândia

Associe-se agora! Clique aqui

Jornal da Categoria