Notícias

Golpe e Ditadura nunca mais!

No dia 31 de março o golpe militar de 1964, financiado por patrões, completou 60 anos.

A ditadura civil-militar instaurada por ele durou 21 anos, que foram tenebrosos principalmente para a classe trabalhadora.

Mandatos políticos foram cassados, sindicatos fechados e greves proibidas.

Quem se manifestava contrário ao regime foi perseguido. Trabalhadores da cidade e do campo foram presos torturados, desaparecidos ou mortos.

Nosso Sindicato foi invadido pela polícia e fechado. Foi nesse período que surge Cid Ferreira, vice na chapa de um interventor. Até 1984, as lutas foram deixadas de lado e  o Sindicato virou um balcão assistencialista.

A luta venceu o terror!

Em 1984, após três derrotas dentro do regime, a Oposição venceu as eleições e nosso Sindicato voltou às mãos dos trabalhadores, passando a figurar entre os mais importantes e combativos do Brasil.

Lição que não podemos esquecer!

Vários direitos dos trabalhadores conquistados com muita luta antes e depois da ditadura foram atacados pelos patrões.

Recentemente, em 8 de janeiro de 2023, nossa democracia sofreu nova tentativa de golpe de Estado e de implantação de ditadura militar. Mais uma vez, o alvo foram os sindicatos e a parcela da sociedade que luta em defesa dos direitos humanos, ou seja, da vida e dos direitos da classe trabalhadora.

Portanto, temos que relembrar o que significou o golpe e a violência que prendeu, torturou e matou tantos companheiros e companheiras e nos mantermos sempre atentos e firmes na luta em defesa da democracia e por uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Metalúrgicos participam de ato no Largo do Rosário, no Centro de Campinas

Jornal da Categoria