Notícias

Racismo é crime! Denuncie, testemunhe, combata!

Muito além de cenas inaceitáveis, os casos de racismo podem configurar crimes inafiançáveis!

Em abril, vários casos de racismo amplamente divulgados escancaram a forma, muitas vezes livre e impune, que age a parcela da população racista, defensora da supremacia branca, reforçada pela ideologia de extrema direita.

No dia 7, o apresentador Vinícius de Paula foi a um caixa preferencial que estava vazio no Carrefour, em Alphaville, São Paulo; não foi atendido porque a operadora de caixa disse que poderia levar uma multa se o atendesse. Ao se dirigir a outro caixa, viu uma cliente branca ser atendida no caixa preferencial, sem qualquer restrição.

No dia 9, dois entregadores foram xingados, humilhados e agredidos fisicamente pela ex-jogadora de vôlei Sandra Mathias Correia de Sá, no bairro de São Conrado, Rio de Janeiro. A entregadora Viviane Maria de Souza foi mordida na perna e Max Ângelo dos Santos foi “chicoteado” com uma coleira de cachorro.

No dia 10, a professora Isabel Oliveira se viu perseguida por seguranças da loja durante meia hora, enquanto fazia compras no Atacadão, um supermercado do grupo Carrefour, em Curitiba.

Chega de impunidade!

Todas essas vítimas são pessoas que pelo fato de serem negras foram de alguma forma impedidas de exercer direitos, exatamente o que proíbe a lei 7.716 de 5 de janeiro de 1989, que define os crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor.

Pela lei, impedir outras pessoas de exercerem seus direitos por discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, é crime inafiançável.

Pela igualdade de direitos!

Defender a vida, a igualdade de direitos, de oportunidades e de tratamento, bem como combater o racismo e enfrentar os racistas e supre-machistas brancos não são apenas lutas dos movimentos negros e não podem ficar restritos ao 20 de novembro.

Defender uma sociedade livre é trincheira de luta cotidiana e deve reunir toda a sociedade.

É dever do Estado, mais do que um posicionamento, uma urgente e eficaz estrutura antirracista.

Jornal da Categoria