Notícias - Destaques

 Trabalhadores aprovam novos rumos para o Sindicato

XIV Congresso aprova Sindicato de base, plural, e com independência e autonomia a patrões e governos, partidos políticos e centrais sindicais 

No último domingo (16), foi realizada em Campinas a Fase Final do XIV Congresso dos Metalúrgicos e Metalúrgicas de Campinas e Região, instância máxima de apresentação e de debates de propostas e resoluções sobre os rumos que nosso Sindicato tomará no próximo período.

A categoria participou de forma massiva nas três fases do Congresso, que também contou com a participação das forças políticas Frente Sindical Popular Socialista, Alerta Metalúrgico, APS e CSP/Conlutas.  A Intersindical que participou das Fases 1 e 2 (Hortolândia e Indaiatuba), decidiu não participar da Fase Final, em Campinas.

Fases 1 e 2

Na Fase 1, realizada em 05/03 em Hortolândia, os delegados e delegadas aprovaram o Regimento Interno e participaram da apresentação e defesa das quatro teses (Intersindical, FSPS, Alerta Metalúrgicos e CSP/Conlutas); aprovaram a tese da Frente Sindical Popular Socialista como a Tese Guia do Congresso.

Na Fase 2, realizada em 26/03 em Indaiatuba, os delegados e delegadas votaram de forma majoritária à manutenção tanto do Regimento Interno quanto da tese Guia, reafirmando as aprovações realizadas na Fase 1, em Hortolândia.

Resoluções

Seguindo as propostas apresentadas na Tese Guia, os delegados e delegadas aprovaram majoritariamente o retorno do Sindicato a uma “forma organizativa que não leve em conta somente o interior das fábricas como espaço de disputa e despertamento da consciência crítica e política dos trabalhadores”.

O Congresso aprovou um Sindicato com espaços abertos para formação sindical na base; que retome os encontros com cipeiros e trabalhadores lesionados; que organize a luta dos trabalhadores aposentados.

Um Sindicato que amplie os debates, a organização e a luta das mulheres trabalhadoras contra o machismo, a misoginia, a discriminação, a opressão e a violência; que tenha uma política efetiva de combate ao racismo estrutural e as desigualdades de oportunidade e de tratamento impostos por ele; que reforce a luta contra toda forma de preconceito e discriminação aos trabalhadores e trabalhadoras LGBTQIAP+.

Um Sindicato que se volte às suas raízes, o trabalho junto à base, e que igualmente lance sementes para o futuro, acolhendo e formando a juventude trabalhadora para a luta de classes imposta pelo capitalismo.

Um Sindicato que esteja com a classe trabalhadora onde quer que ela esteja, nas demais categorias, nos movimentos sociais, nas lutas por terra, moradia, educação, saúde, segurança; nos bairros, nas periferias, nas escolas e nos espaços religiosos.

O Congresso aprovou também a desfiliação política e financeira da Intersindical, bem como a independência e autonomia em todas as suas decisões, reafirmando a independência e autonomia com relação a patrões, partidos políticos e centrais sindicais.

As Resoluções do XIV Congresso dos Metalúrgicos e Metalúrgicas de Campinas e Região serão publicadas em 30 dias a contar da data da plenária final, realizada na Fase Final.

Jornal da Categoria