Notícias - Destaques

8 de Março – Dia Internacional de Luta das Mulheres

Não é de hoje que no mundo todo as mulheres lutam contra o preconceito, a discriminação e a opressão; e ocupam as ruas por direitos.

Nossas bandeiras políticas vão do combate às desigualdades que estruturam a nossa sociedade; o combate à violência de classe, raça e gênero; e ao enfrentamento do poder do capital e do mercado de definir como podemos e devemos viver.

Ele nunca!

Apesar da vitória eleitoral que tivemos em 2022 com a eleição de Lula, sabemos que o bolsonarismo continua e é nosso desafio derrotá-lo também.

Assim como precisamos seguir em luta, como sempre fizemos, contra o machismo e o racismo estruturais, a LGBTQIAP+ fobia, contra o desemprego, a miséria, a violência e a fome. Ou seja, em defesa dos direitos humanos e da classe trabalhadora.

Mulheres trabalhadoras

No mundo todo, o avanço da extrema direita segue atacando nossos corpos e trabalhos, impondo relações e processos de exploração baseados na divisão sexual do trabalho, em que as mulheres ainda fazem a maioria do trabalho necessário para a reprodução social, de forma não remunerada, sendo que ele não é reconhecido como trabalho.

Nas fábricas, precisamos garantir a manutenção dos direitos já conquistados com muita luta e lutar ainda mais para ampliá-los, pois os direitos previstos nas Convenções e Acordos Coletivos variam entre os segmentos e empresas.

 

Jornal da Categoria