Notícias

COMUNIDADE YANOMAMI EM RORAIMA SOFRE A CONSEQUENCIA DAS AÇÕES DO EX-GOVERNO GENOCIDA DE BOLSONARO E DO AGRONÉGOCIO A AÇÃO DE LULA DE ATENDIMENTO AOS YANOMAMI É OBRIGAÇÃO

No final da última semana, imagens da comunidade Yanomami em Roraima circularam o Brasil e o mundo mostrando o resultado da exploração do agronegócio e da grilagem ilegal na Amazônia contra as comunidades indígenas.

Dezenas de crianças desnutridas e com malária, idosos com desnutrição, fome, doença e abandono das comunidades indígenas que foram potencializados pelo ex- governo do genocida Bolsonaro.

Essas ações que são atentados contra a vida de crianças, anciões e de toda a comunidade indígena são mais do que uma prova do crime do ex-governo Bolsonaro que para garantir os interesses do agronegócio, dos empresários atacou a vida de seres humanos.

A operação feita pelo atual governo Lula/PT nos últimos dias com equipes de diversos Ministérios não tem nada de extraordinário, é obrigação básica do governo de garantir respeito às comunidades indígenas, acesso de fato à alimentação, saúde e seguridade social.

Já passou da hora de ir além das imagens simbólicas, é hora de agir para garantir respeito aos direitos básicos e fundamentais das comunidades indígenas.

Só ficar perplexo com as cenas de crianças desnutridas, com pneumonia e malária não bastam, só se indignar com a situação trágica da comunidade Yanomami também de nada adianta, é preciso exigir punição para aqueles que invadiram terras indígenas e para o ex-governo que foi mais do que cumplice, é parte desse crime.

FONTE: INTERSINDICAL – INSTRUMENTO DE LUTA E ORGANIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA

Jornal da Categoria