Notícias

HEBE DE BONAFINI EXEMPLO DE LUTA E RESISTÊNCIA

Faleceu no dia 20 de maio aos 93 anos Hebe de Bonafini, liderança das Mães da Praça de Maio na Argentina.

Hebe de Bonafini junto a dezenas de outras mulheres, mães de jovens e trabalhadores que foram sequestrados, torturados e assassinados pele ditadura militar financiada pela burguesia (1976-1983) que jogou a Argentina em anos sombrios e de muito sofrimento lutou com bravura em busca de seus filhos e netos, por justiça e direitos.

A ditadura arrancou de Hebe dois de seus três filhos, Jorge e Raul, um ano depois levaram sua nora, Maria Elena, desde então ela e tantas outras mães e avós se uniram para protestar e exigir seus filhos e netos de volta.

A Associação das Mães da Praça de Maio foi criada em maio de 1978, após diversas mulheres se reunirem, em plena ditadura militar para protestar em frente à sede do governo em Buenos Aires.

Sua luta por justiça, por memória e em defesa dos direitos humanos segue: as Mães da Praça de Maio ao buscar seus filhos e netos descobriram a necessidade de lutar por um mudo sem desigualdade e assim se somaram à tantas lutas da classe trabalhadora e suas Organizações. Hebe continuará presente na luta que segue por um mundo sem opressão e exploração.

INTERSINDICAL – INSTRUMENTO DE LUTA E ORGANIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA

Jornal da Categoria