Notícias - Destaques

Na Sede Central do Sindicato, em Campinas. Confira a programação e participe!

 

Assista também no canal do Sindicato no Youtube. (Clique aqui)

#Campinas pela revogação – Seminário pela revogação da reforma trabalhista será neste sábado, dia 02/07 das 9h às 14h, na Sede Central do Sindicato, em Campinas. Participe!

PROGRAMAÇÃO

 ABERTURA

FALA INICIAL (10 MINUTOS): MAGDA BARROS BIAVASCHI (REPRESENTANTE SASP / MEMBRA DO COMITE NACIONAL DO REVOGAJÁ)

Desembargadora Aposentada do TRT4. Doutora e Pós-doutora em Economia Social do Trabalho pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Pesquisadora Colaboradora no CESIT/IE/UNICAMP. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico do Instituto de Economia da UNICAMP e pesquisadora do CESIT/UNICAMP. Atualmente coordena o GT Grupo de Trabajo CLACSO Reformas trabalhistas na América Latina: aproximações e diálogo. Membro da ABJD e AJD.

MESA 1

SAUDAÇÃO GERAL (3 MINUTOS)

ANFITRIÃO: JAIR DOS SANTOS – DIRETOR DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE CAMPINAS E REGIÃO – INTERSINDICAL – INSTRUMENTO DE LUTA E ORGANIZAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA

 

  • TEMA: CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS, SOCIAIS E ECONÔMICAS DA REFORMA TRABALHISTA (60 MINUTOS)

MESA:

VALDETE SEVERO: JUIZA TRABALHISTA (4ª REGIÃO), PROFESSORA UFRGS. REPRESENTANTE ACADEMIA

Pós doutora em Ciências Políticas pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é Doutora em Direito do Trabalho pela USP – Universidade de São Paulo e Mestre em Direitos Fundamentais pela Pontifícia Universidade Católica – PUC do RS. É professora de direito e processo do trabalho na UFRGS, É juíza do trabalho da Quarta Região desde 2001, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital – USP e UFRGS e membra do RENAPEDTS – Rede Nacional de Pesquisa e Estudos em Direito do Trabalho e Previdência Social.

JORGE LUIZ SOUTO MAIOR: DESEMBARGADOR TRABALHISTA (DA 15ª REGIÃO), PROFESSOR USP, COORDENADOR NÚCLEO DE PESQUISA GPTC, MEMBRO DO COMITÊ NACIONAL REVOGAJÁ.

Graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (1986). Especialização “lato sensu” (1990), Mestrado (1995), Doutorado (1997) e Livre-docência (1999) em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Pesquisa, em nível de pós-doutorado, realizada na França em 2001, financiada pela CAPES, sob orientação do Prof. Jean-Claude Javillier, professor da Universidade de Paris-II. Ingresso na magistratura do trabalho (1993), atualmente no cargo de Desembargador do Trabalho do TRT da 15a Região (2018). Professor Associado-II do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP (2002). Chefe do Departamento (2015-2018). Coordenador, desde 2003, do Curso de Especialização em Direito do Trabalho do Departamento. Coordenador, desde 2013, do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital – GPTC-USP, que é integrante, desde 2015, na qualidade de entidade fundadora, da Rede Nacional de Pesquisas e Estudos em Direito do Trabalho e Seguridade Social RENAPEDTS. Professor homenageado das Turmas 181 (2012), 182 (2013) e 183 (2014) da Faculdade de Direito da USP.

MARILANE OLIVEIRA TEIXEIRA: ECONOMISTA, DOUTORA E PESQUISADORA DO CESIT/IE-UNICAMP

Assessora sindical, membro do fórum permanente em defesa dos direitos dos trabalhadores ameaçados pela terceirização e pesquisadora na área de relações de trabalho e gênero

VANESSA PATRIOTA DA FONSECA: PROCURADORA DO TRABALHO (MPT – PERNAMBUCO)

Doutoranda em Direito do Trabalho e Teoria Social Crítica pela UFPE. Mestra em Gestão de Políticas Públicas pela Fundação Joaquim Nabuco (2005). Especialista em Direito do Trabalho pela Universidad Internacional de Andalucía. Especialista em Psicologia Clínica de Orientação Analítica pela Universidade Católica de Pernambuco. Procuradora do trabalho (Ministério Público do Trabalho) desde 2008. Membra da Academia Pernambucana de Direito do Trabalho. Coordenadora Nacional do Coletivo Por um Ministério Público Transformador (Transforma MP). Coordenadora de Ensino da Escola Superior do Ministério Público da União no período de fevereiro de 2019 a janeiro de 2020. Vice-Coordenadora Nacional da Coordenadoria de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho do Ministério Público do Trabalho nos anos de 2017 a 2019. Auditora Fiscal do Trabalho de outubro de 1995 a agosto de 2008. Experiência na área de Direito, com ênfase no Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: flexibilização laboral, globalização e neoliberalismo, fraudes trabalhistas, promoção da igualdade de oportunidades, combate ao trabalho infantil e erradicação do trabalho escravo, efeitos da Revolução Digital na sociedade, uberismo.

 

INTERVENÇÕES DAS CENTRAIS SINDICAIS (15 MINUTOS):  1 REPRESENTANTE DE CADA UMA DAS 3 CENTRAIS SINDICAIS

 

MOMENTO CULTURAL (5 MINUTOS)

 

 MESA 2

MEDIADORA:  CYNTIA SANTOS RUIZ BRAGA: REPRESENTANTE SASP / REPRESENTANTE COMITE NACIONAL REVOGAJÁ / ADVOGADA SÃO PAULO / PESQUISADORA USP (TRABALHO ALÉM DO DIREITO DO TRABALHO E MEIO AMBIENTE DO TRABALHO).

Mestre pela Faculdade de Direito da USP. Professora universitária. Membra AATSP/ABRAT e ABJD. Especialista em Direito do Trabalho (Uniasselvi), Relações sindicais trabalhistas. Direito empresarial do trabalho (FGV)

INTRODUÇÃO E PERGUNTAS (3 MINUTOS)

 

  • TEMA:  RETROCESSOS E UBERIZAÇÃO NAS NEGOCIAÇÕES SINDICAIS EM NÚMEROS E DADOS (45 MINUTOS)

PALESTRANTES:

JOSE DARI KREIN: ECONOMISTA (CESIT-UNICAMP)

Docente da Universidade Estadual de Campinas, possui doutorado em Economia Social e do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2007), mestrado em Economia Social e do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Emprego, Relações de Trabalho, Sindicalismo e Negociação Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: flexibilização, legislação trabalhista, reforma, sindicalismo, trabalho, reestruturação produtiva, emprego, tecnologia, trabalho, salário-mínimo e desenvolvimento econômico.

VINICIUS CASCONE: REPRESENTANTE ABRAT/REPRESENTANTE COMITÊ NACIONAL REVOGAJÁ

Advogado. especialista em direito do trabalho, desportivo, direito administrativo e direito sindical pela Fermargs (em curso)

ANA PAULA ALVARENGA MARTINS: REPRESENTANTE COMITE NACIONAL REVOGAJÁ. JUIZA TRABALHISTA 15ª REGIÃO. MEMBRA AJD. ECONOMISTA UNICAMP

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993) e graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994). Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Gama Filho (1999). Juíza Titular da 1a. Vara do Trabalho de Americana/SP – Tribunal Regional do Trabalho da 15a. Região. Professora Convidada da Universidade Presbiteriana Mackenzie, do Masters Programme Social Economy and Labour na The Global Labour University, GLU, Brasil, da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15. Região – EJUD15 e da Escola Superior de Advocacia – ESA/OAB/SP.

INTERVENÇÕES DAS CENTRAIS SINDICAIS (15 MINUTOS): 3 REPRESENTANTES DE CADA UMA DAS 3 CENTRAIS SINDICAIS RESTANTES

PARTICIPAÇÃO LÚDICA JURÍDICA: RAP JURIDICO DO REVOGAJÁ COM

MARCOS VINICIUS THOMAZ SEIXAS (Vice-presidente SASP. MEMBRO DO COMITE NACIONAL REVOGAJÁ. Advogado do Departamento Jurídico da APEOESP)

 

MESA FINAL (30 MINUTOS)

 

  • TEMA:  SOLUÇÕES PARA O FUTURO DO TRABALHO NO BRASIL

MEDIADOR: CARLOS ARTIOLI (Diretor da CTB. Secretário Sindical PCdoB Campinas. Advogado)

PAULO RENATO PAIM (SENADOR FEDERAL/RS)

 

  • TEMA: PERPECTIVAS PARA O FUTURO (10 MINUTOS)

GUILHERME GUIMARAES FELICIANO: JUIZ TRABALHISTA (15ª REGIÃO). PROFESSOR UNIVERSITÁRIO USP. COORDENADOR NUCLEO DE PESQUISA USP. MEMBRO COMITE NACIONAL REVOGAJÁ

 

  • TEMA: FECHAMENTOS PARA O FUTURO (10 MINUTOS)

PERGUNTAS PÚBLICO EM GERAL: 15 MINUTOS

RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS DO PÚBLICO EM GERAL: 15 MINUTOS

 

ENTREGA DA CARTA CAMPINAS PARA O MOVIMENTO REVOGAJÁ NACIONAL E PARA IMPRENSA: 53 MINUTOS

 

 

Jornal da Categoria