Notícias - Destaques

Ficar sem Convenção é quase voltar à escravidão!

A Convenção ou o Acordo Coletivo de Trabalho assinados pelo Sindicato são a ÚNICA forma de garantir os direitos atacados pela reforma trabalhista de Temer e pelas MPs de Bolsonaro

Com o blá-blá-blá de flexibilização, modernização e geração de emprego, os patrões e o governo Michel Temer fizeram uma limpa nos direitos que os trabalhadores levaram décadas para conquistar.

Tanto que hoje, de cada 10 trabalhadores, apenas 3 têm emprego formal com carteira assinada, ou seja, ainda têm direitos como abono de 1/3 de férias, 13º salário, FGTS e abono de 40% do saldo do FGTS, em caso de demissão involuntária.

O que restou, Bolsonaro foi logo atacando com a reforma da Previdência e uma série de minirreformas via Medidas Provisórias.

Reforma trabalhista acabou com mais de 100 direitos previstos na CLT

A aposentadoria, como um direito, praticamente acabou, pois ficou quase impossível aos que estão entrando agora nesse mercado de trabalho, totalmente desregulamentado e precarizado, conseguirem ficar vivo e somar idade mais tempo de contribuição, requisitos fundamentais para a concessão.

Cabe lembrar que também acabaram com a ultratividade das cláusulas de negociações coletivas anteriores e definiram que acordos coletivos podem prevalecer sobre a legislação.

O que fazer, então? Lutar pela nossa Convenção!

Jornal da Categoria