Notícias

Companheiro Alvemir, Presente!

Alvemir Cardoso Alves, foi operário na antiga Cosipa em Cubatão/SP, participou das intensas greves da década de 1980, continuou trabalhando na siderúrgica depois que essa foi comprada pela Usiminas, Alvemir foi um dos companheiros muito importantes para a retomada do Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista como instrumento de luta da classe trabalhadora.

Em 2005, estava no movimento de Oposição e encabeçou a Chapa 2 que derrotou os pelegos que estavam no Sindicato a serviço da Usiminas. Junto com a Intersindical enfrentou a intervenção do Judiciário nas eleições e com a categoria em movimento colocamos os pelegos para correr.

No ano de 2007, Alvemir estava conosco na importante paralisação da usina contra as péssimas condições de trabalho, uma grande mobilização que reuniu milhares de trabalhadores efetivos e contratados nas empresas terceirizadas, luta essa que foi fundamental para a ampliação de direitos.

Alvemir fez parte da direção do Sindicato dos Metalúrgicos até 2010 e continuava presente nas mobilizações dos aposentados metalúrgicos.

Alvemir faleceu no dia 24 de outubro vítima de um infarto fulminante, mas continuará em nossa memória e na luta da nossa classe, luta que ele dedicou boa parte de sua vida.

É no fortalecimento da nossa luta contra o capital e seu estado que os nossos seguem presentes

Companheiro Alvemir, presente! Agora e sempre!

 

Fonte: Intersindical –  Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora

Jornal da Categoria