Notícias

Honda posterga Campanha Salarial 2020 e Sindicato pressiona

 

A Campanha Salarial chegou, mas aparentemente não para a Honda. Se aproveitando da pandemia, a empresa adiou a discussão e tem pressionado os trabalhadores com formas diversas de dificultar as negociações. O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, junto aos trabalhadores, reivindica ajuste de 5% dos salários e renovação da Convenção Coletiva de Trabalho por mais um ano.

A Honda, durante as negociações da PLR deste ano, se aproveitou da pandemia do novo coronavírus para diminuir o valor de direito aos trabalhadores. Por isso, companheiros e companheiras, se faz necessário discutirmos a campanha salarial entre nós para conquistarmos os nossos direitos. É necessário que todos participem efetivamente para conseguirmos a vitória!

Por causa das restrições de aglomeração, o Sindicato tem mantido seu compromisso com a categoria e realizado assembleias e votações de forma virtual para resguarda a vida e a saúde dos trabalhadores.

DATA-BASE 2020: Metalúrgicos do estado de São Paulo organizam agenda para enfrentar ataques do governo e dos patrões

DEMISSÕES
Em agosto deste ano, a Honda suspendeu por prazo indeterminado a transferência do grupo de trabalhadores para Itirapina-SP que aconteceria em janeiro. Ao mesmo tempo, ontem, 1 de setembro, a empresa já começou a demitir alguns trabalhadores que têm mais tempo de casa e estão no teto salarial.

Isso mostra a intenção da Honda em garantir a sua taxa de lucro através das demissões à conta gotas para tentar “abrandar” sua estratégia às custas da vida e dos direitos dos trabalhadores.

Em contrapartida, o número de trabalhadores temporários só aumenta. São contratos com condições extremamente precarizadas. Os companheiros ficam apenas 9 meses na fábrica, e esse período incide de forma fracionada nos direitos à FGTS, férias, 13°, aposentaria e PLR. Alguns trabalhadores nem sequer aguentaram cumprir o contrato inteiro e pediram demissão.

MISTURA
As condições de alimentação com comida processada na Honda têm sido uma reclamação sistemática do chão de fábrica. A Honda tenta tirar proveito até mesmo na alimentação dos trabalhadores, reduzindo de forma drástica a qualidade e a quantidade da mistura.

SÓ A LUTA MUDA VIDA
Por isso, companheiros e companheiras, reiteramos a necessidade de nos articularmos de forma unificada para lutarmos por nossos direitos! Vamos discutir a campanha salarial, respeitando o distanciamento social por causa da pandemia do coronavírus, e garantir a nossa vitória nesta Campanha Salarial 2020.

FIRMES NA LUTA!

Jornal da Categoria